sábado, 9 de agosto de 2008

O vinho e nós

Olá meus amados!
Graça e Paz!

Eu sei que alguns pensaram que eu era uma ficção nesse blog, mas está aí a prova: eu existo! :P

Peço minhas sinceras desculpas à equipe do blog e principalmente a vocês leitores por não estar contribuindo com minha vida na vida de cada um de vocês.

Quero registrar aqui que estou muito feliz com os resultados advindos desse blog! Tenho certeza que nem eu e nem os demais pensavam que poderíamos estar alcançando tão rapidamente pessoas dos EUA, Havaí, do RS, de SP e interior, Rio, MG etc. Aí vai meu grande abraço a todos vocês!

Hoje, sábado de sol, nada melhor que falarmos sobre bebida!

Na verdade, já pensava em falar sobre esse assunto desde quando saiu a Lei 11705, ou a famosa "Lei Seca", mas infelizmente não tive tempo suficiente para aprontar "todo o material"
Vamo simbora.

Pra quem não sabe, com o advento da Lei nº 11705 ou mais comumente chamada, Lei Seca, toda pessoa que for pega dirigindo após ter ingerido qualquer quantidade de substância alcoólica terá sua CNH apreendida por 12 meses e deverá pagar uma quantia "simbólica" de R$ 955,00.

Por estudante de Direito que sou, acredito que tal norma veio "radicalizar demais as coisas". Acredito que ao invés da promulgação de uma nova lei, bastava o Governo Federal ter investido o mesmo esforço e dinheiro em uma maior fiscalização. Sem fiscais nas avenidas e rodovias, qualquer norma não terá seu efeito plenamente cumprido, não importa se ela lhe permite beber 0% de álcool ou 100%. Tudo bem, o governo quis "cortar o mal pela raíz", eu só sinceramente espero que "a serra esteja verdadeiramente afiada".

Toda essa ação realmente tem um enorme sentido. Estima-se que 50% dos acidentes de trânsito causados no país são em decorrência do consumo de bebida alcólica. Dentre essa porcentagem, destaque-se que tais acidentes geralmente são os mais graves. Apenas no ano passado, mais de 350 mil pessoas dirigiram sob efeito do álcool. Só no ano de 2004, mais de 8 mil famílias perderam algum ou mais parentes em acidentes em que estavam envolvidas pessoas alcolizadas. Eu já perdi um amigo por causa de um motorista alcolizado, que fugiu do acidente depois do atropelamento.

Entretanto, creio que nossas autoridades ainda fazem muito pouco. Como diria Marcelo Adnet no programa "15 minutos", como pode um país com tantos problemas de alcoolismo ainda permitir que a cada intervalo pelo menos duas grandes marcas de cerveja façam sua propaganda na TV? Qual o sentido de proibir as campanhas publicitárias das marcas de cigarro e liberar as propagandas de cerveja? Cigarro nunca matou ninguém subitamente e muito menos matou inocentes. Eu pelo menos nunca ouvi manchetes a respeito. Tiraram as campanhas de cigarro porque apareciam aqueles modelos fumando e todo mundo queria ser igual a eles. E a bebida? Aparece aquele monte de mulheres semi-nuas e todo mundo quer ter ou ser uma delas. Eu adoraria que me explicassem o porquê dessa discriminação toda.

SE UM FAZ MAL A QUEM ESTÁ FUMANDO, O OUTRO FAZ MAL A QUEM BEBE, QUEM NÃO BEBE E QUEM NUNCA BEBEU.

Eu particularmente nunca bebi nada além de uma taça de vinho ou champanhe no Natal e confesso que prefiro uma Coca-Cola ou um Guaraná Ice (=D), mas SEMPRE me questionei qual o sentido todo de beber, tendo como base as famosas desculpas da galera que curte um aperitivo.

Senão, vejamos:

- "Bebo porquê gosto do sabor": Parabéns, você é um cara com um paladar bastante apurado e pode muito bem saborear uma ou duas doses (mas não vá dirigir depois hein?) desses negócios tão ruins, mas depois da quinta dose, você sequer tá sentindo qualquer sabor, então "dá um tempo" e arranja outra desculpa pra beber.

- "Bebo pra esquecer meus problemas": Coitado de você, pois quando você acordar no outro dia, seus problemas vão continuar lá e somados a eles estarão a ressaca e principalmente um bolso sem dinheiro, ou até pior, uma grávidez indesejada, uma DST ou um comum - "onde estou e cadê minhas roupas?" E outra: que tipo de pai ou homem de família será você, que não tem cárater suficiente pra encarar seus problemas de frente e ao invés disso, imagina um mundo perfeito onde esses problemas não existem? Um dia você acorda dessa fantasia e a realidade é sempre BEM MAIS DURA.

- "Eu bebo pra ficar mais leve": Tudo bem, é verdade que a bebida tem esses efeitos, mas uma coisa é ficar leve, outra coisa é voar pelas cadeiras, mesas e afins a ponto de ser chamado de LIXO. Aliás, se ficar bêbado fosse tão cool assim, niguém teria esse apelido na segunda-feira seguinte. Eu pelo menos não tenho costume de guardar lixo em casa e não gostaria de ter um ao meu lado.

- "Eu bebo pra pegar as bixinhas (os)": Meu Deus! Essa é a pior desculpa de todas! Com essa frase a pessoa diz que além de tímido é covarde, uma vez que precisa de "artifícios" pra simplesmente dizer um "oi, tudo bem?" e se apresenta pra outra pessoa sem demonstrar o seu "eu" verdadeiro, como num baile de máscaras. Acontece, que geralmente, quando as máscaras caem, a verdadeira face que aparece não é tão boa quanto imaginava-se.

Nota: Se você entrar num site de fotos de eventos, vai ter a cômica experiência de olhar casais bêbados no mínimo inusitados, pra não falar horríveis. Daí você se pergunta: "Ele bebeu pra chegar junto desse artefato das cavernas?" :P

- "Eu bebo pra poder me enturmar": Mais um covarde. Não tem opiniões próprias, não tem personalidade própria. Um "maria vai com as outras", pois precisa ser igual a todo mundo para poder ser alguém. Esse tipo de gente vive uma vida vazia, cinza, pois nunca pegaram seus próprios pincéis pra desenhar os contornos da sua própria vida. São pessoas sem qualquer conteúdo.

- "Eu bebo pra ficar mais feliz, mais solto, e dançar melhor": Cara, eu garanto - dependendo da quantidade, você vai dançar é cada vez pior! Isso se não começar a se despir!
Felicidade? Em 3 ou 4 doses? Poxa, felicidade fácil essa hein? Ela dura quanto tempo?! Quando você acorda no outro dia você continua feliz e disposto?!
Ah! dura pouco essa felicidade, né?
Solto? Você vai ficar tão solto que vai esbarrar nas pessoas, bater nos objetos, quebrar coisas e se machucar ou até machucar outras pessoas também.
Bacana não?!

- "Bebo pra ficar mais corajoso": Esse é o "bebâdo-homem-aranha"! Quando bebe é todo corajoso, metido a machão, mas quando tira a capa de super-herói, não passa de um mero nerd bobalhão e fracote.

Resumindo: Beber bastante é tudo isso aí?

"Não obrigado, me traz uma coca e vamos dançar porque esse som tá muito maneiro, quero me lembrar de cada momento amanhã de manhã, quando acordar com um bom dia seu ao telefone"

Não seria melhor uma cena dessas?! =D


Mas, o que diz a Bíblia a respeito?

- E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; (Efésios 5:18).

- Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma (1 Coríntios 6:12).

- Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam (1 Coríntios 10:23).

- Não estejas* entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne** (Provérbios 23:20)

*atenção galera que vai para os churrascos só para "dar uma passadinha".
**atenção galera dos rodízios de pizza, carnes, sorvetes, pastéis...!



Diante do contexto, podemos entender que beber bebida alcoólica é tolerável e até permitido, inclusive a principal desculpa dos beberrões é a de que Jesus transformou água em vinho, para beber mais (João 2: 3-11). Porém, em nenhum momento demonstra a Bíblia que o milagre foi realizado para que as pessoas bebessem mais ou se embriagassem, mas sim para o único propósito que todos os milagres são feitos: Para Sua Glória!
Portanto, apreciar, sorver tais líquidos, é lícito, inclusive porque muitos, como o vinho, trazem benefícios a sáude se consumidos MODERADAMENTE, diga-se, uma taça ou copo ao dia.

Entretanto, faz-se mister destacar aqui a segunda parte do versículo citado em 1 Coríntios 10:23, haja vista que no nosso meio cristão nem sempre é tolerável tal entendimento, principalmente em igrejas mais tradicionais ou antigas. Dessa forma, mesmo que seja saudável beber uma taça de vinho ou um copo de cerveja nem sempre é edificante para os outros irmãos ou até mesmo para alguém não-salvo ver um cristão conhecido agindo assim.

O Mestre já tinha advertido:

- "E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! (Lucas 17:1).

Assim também entendiam o apóstolo Paulo e João:

- Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos (1 Coríntios 8:9).

- Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus (1 Coríntios 10:32).

- Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado; (2 Coríntios 6:3).

- Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo (1 João 2:10).


Ora, o que Paulo e João querem dizer-nos nessas palavras é bastante simples meus amados:

Ame ao seu próximo de tal maneira, que mesmo que você entenda não haver condenação no seu ato, não o pratique a fim de não prejudicar a fé do seu irmão que ainda está em desenvolvimento.

Já que você possui entendimento sobre esse assunto e ele não, abstenha-se de fazê-lo afim de que seu irmão não caia na fé e você seja responsável pela sua condenação.


Viram só?
"Paulinho" é mestre nesse assunto, né não?!

E lembrem-se:

1. "Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus" (1 Coríntios 6:10).

2. Se beber, não dirija.

3. A ressaca sempre vai melhorar com o tempo, mas o peso na consciência por ter ceifado a vida de alguém, seus futuros, suas realizações e a felicidade de toda uma família, isso nunca, jamais terá fim.

=D

Graça e Paz.

6 comentários:

Minas Jornalistas disse...

1- Ok, ta perdoado por sua ausência :P ;
2- É!!! Graças a Deus o blog tem sido lido por pessoas de diversos lugares e até fora do país. Acredito, em nome de Jesus, que Deus tem falado aos corações. Não por mérito nosso, somos apenas os instrumentos;
3- Certo, a lei é mesmo rigorosa. Mas não se pode negar que o país vem tendo excelentes resultados de diminuição de acidente e/ou mortes. Então só por isso, ela já vale;
4- É verdade. É hipocrisia permitir tais propagandas e tbm o esquecimentos de que todas essas drogas, tanto as licitas como as ilicitas, prejudicam a sociedade. No caso da bebida, nem é o seu uso em si, mas o exagero e a falta de controle.

Como você bem ressaltou o que nos traz a Bíblia: O pecado está na falta de controle e tbm na falta de amor ao próximo. Seja por beber d+ e não se preocupar que essa atitude possa matar alguém, seja por beber sem se preocupar no mal que sua atitude pode causar a fé dos irmãos.

Enfim: sejamos comedidos, responsáveis,sábios e guiados por Deus, para agirmos, sempre, conforme a vonatde d'Ele, pois Ele não erra e sempre faz o melhor! ;)

A Paz! =D

Héber Lima disse...

Romanos, Cap. 14

Verso 15

Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.

Versos 20 e 21

Não destruas por causa da comida a obra de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de tropeço pelo comer.

Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece.

Como vc msm já disse, tudo me é lícito (com conseguencias, claro, mas, ainda assim, lícito), mas nosso Deus preza pela moderação em diversos aspectos...

Inclusive neste.

Beber em si não é pecado.
O pecado reside nos excessos e na falta de amor...

E, ao menos aos meus olhos, um dos pontos mais importantes deste tipo de debate sobre "coisas proibidas", é o seguinte:

"Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu".

Tenhamos muito cuidado meus irmãos...

Fica a reflexão.

(Ah, e sim, vc está perdoado :P)

Mê Amaral disse...

gosteii da forma como vc abordou esse tema!

parabeeens!

beeeijo

Anônimo disse...

Li o artigo sobre a "Lei seca", concordo quando diz que ñ adianta criar lei e mais leis se não existe a famosa fiscalização ou podemos dizer a fatasma fiscalização. Isso não é de causar adimiração, aqui pra nós e para todos que queriam saber, lei nesse país é o que NÃO FALTA. ETA LELÊ. ESSE PAIS DEVERIA SER CHAMADO DE LEIBRASIL. Maria Almeida, Cel J. Pessoa-RN

... disse...

Olá queridossss =0)

vim aki deixar simlesmente uma tradução de uma canção que gosto muito...rsrsrrs

Você Decide o que é Lindo
(Jason Upton- Beautiful People)

Algumas vezes fora do comum;
Meio confuso...
Parece que faz sentido
Mas não faz
Meio fora do comum;
Meio confuso...
Parece que faz parte mas não...

Algumas vezes, os lugares engraçados (estranhos) que nós te ouvimos...
Caminhando na mesmice no meio dos quebrados (quebrantados)

Algumas vezes os lugares engraçados (diferentes) que nós te ouvimos

No imperfeito

Você é engraçado (diferente), Você é engraçado (diferente) assim

Você não vai ser controlado

Você é diferente (engraçado), você é diferente(engraçado)assim
Você não vai ser controlado

Você mora na tensão
Mora em tensão,
Você mora na tensão
Da criação

Você decide o que é bonito
Você decide o que é glorioso

Quebrando... Quebrando...Você quebra a forma

Você habita nos gritos dos que estão morrendo

Você é engraçado assim
Nenhum homem pode te controlar

Você vem para os quebrados
Você hanita (mora) com os quebrados

Você habita (mora) com os corações que estão se machucando.

------------------------------

"O Trabalho Perfeito de Deus é Realizado Dentro da Imperfeição Humana." (Frank Bartleman)

amo vcs sabia?? Sejam faróis nesta nossa cidade linda! =)

Anônimo disse...

excelente!!!

eu bebi só quando tinha uns 17 anos... bebia uma lata e só... odiava cerveja mas acabei tomando porque achava "legal"

com 18 anos, no trote da faculdade, fiquei bebado pela primeira vez, e vi como eh horrivel... ainda bem que, mesmo bebado, tinha consciencia e pude ouvir a voz falando "esse é você? nesse estado que mal consegue andar?"

dai eu parei definitivamente com álcool...

aleluia =D