quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Cristo, ladrões, e mp3

Alguns dias atrás, após uma "profunda" conversa com uma amiga, me peguei pensando sobre "libertação", "renovação", e o papel destas coisas em minha vida.

Olhando para o meu quarto, pensei nas coisas que podiam agradar ou desagradar a Deus. Pensei também nas coisas desnecessárias. Nas coisas que me lembravam de um passado do qual já não tenho orgulho, e assim por diante...

Então, comecei uma faxina.

Comecei a analizar que coisas deveriam "ir embora".

Cheguei até a quebrar um dvd!

E, pra minha tristeza, achei UM dvd pirata na minha coleção de dvds! Que absurdo! Afinal, eu amo colecionar dvds! Só compro dvds originais!

Mas...

Isso me fez pensar...

Peraí. Eu tenho todo um orgulho de só ter dvds originais...

Mas e o resto?

Meu computador era cheio de jogos piratas, photoshop pirata e tudo mais.

E...

Mp3.

Muitas delas.

Meus queridos, nesse dia eu resolvi que faria tudo dentro do meu controle para viver uma vida da qual Deus se agradasse até no menor dos aspectos.

Eu resolvi colocar todas as vontades d'Ele acima das minhas (ou ao menos, todas que eu tivesse conhecimento).

Inclusive a seguinte:

"Não furtarás."

E, posso garantir que ao passo que não tem sido fácil (desinstalar o Photoshop me doeu de forma aguda)...

Tem sido gratificante.

Posso dormir com a consciência limpa de que tenho feito tudo ao meu alcance para ser o mais íntegro possível.

Meus queridos, este é um assunto "polêmico", mas o qual eu sinto que devo trazer aos vossos olhos.

Cada vez que usamos um programa pirata, seja windows, photoshop ou o que for...

Estamos roubando.

Cada vez que baixamos uma mp3, sem que tenhamos comprado o cd ou a mp3, ou, o artista a tenha dado livremente...

Estamos roubando.

E aí eu me pergunto...

Com que base nós podemos reclamar de pastores ladrões, ou, políticos ladrões, se todos nós não passarmos de pequenos ladrões?

Pior...

Como eu posso dizer que amo a Deus se faço esse tipo de coisa?

João 14:15
"Se me amardes, guardareis os meus mandamentos."

João 15:9-10
"Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."

Cristo deixa clara a relação entre amor e obediência.

E, já nos tempos de Moisés, por meio dos dez mandamentos, Deus deixava claro que repudia o furto.

Pior, Cristo usa a figura de um ladrão para descrever Satanás:

João 10:10
"O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Eu certamente não quero mais ter minha imagem associada à do inimigo...

"Ah, mas Deus me perdoa..."

Me perdoem se soar acusador, mas se você realmente pensa assim...

É hora de refletir se você ama mais a Deus ou a si mesmo.

Permitam-me citar Eduardo Joiner, que em seu Manual Prático de Teologia diz:

"O ser humano, em seu estado natural, ama o pecado e peca constantemente, mas depois “que é nascido de Deus, não comete pecado” (1 Jo 3.9) ou seja, não vive em pecado, e, do fundo do coração, pode dizer que ama a justiça e aborrece a iniqüidade. Está sujeito a pecar, mas não tem prazer em pecar, nem se entrega ao pecado voluntariamente."

Também, gostaria de lembrar que quem ama, prioriza o outro. O próximo. Inclusive DEUS.

Quando você diz "ah, vou piratear/roubar isso mas Deus me perdoa" você não está colocando a vontade de Deus acima da sua. Nem pensando no bem estar do seu próximo, que pode depender da renda daquela música/programa/filme pra obter seu ganha pão.

Não há amor na pirataria.

Não há amor em roubar.

E, o ladrão mais renomado de todos os tempos se chama Satanás! É com ele que você quer se identificar?

Mas bem, chega do meu desabafo.

Quero agora falar sobre formas legais de obter as coisas que gostamos, mas por se tratar de um assunto extenso (mas que pode se resumir em: compre ou use as alternativas gratuitas e legais), vou me ater às mp3...

Meus queridos, ter uma mp3 em si não é errado.

O que pode ser errado é "roubar" ela.

Músicas são protegidas por direitos autorais, elas são um produto. (E, quem tiver dúvidas pode fazer uma pesquisa no Google sobre a RIAA por exemplo)

Como qualquer produto, elas são vendidas.

Você tem direito de ter uma mp3 quando você compra o CD que inclui aquela música.

Você tem direito de ter uma mp3 quando você compra a mp3.

Você tem direito de ter uma mp3 quando o próprio artista a distribui gratuitamente ou autoriza sua distribuição.

Então, temos diversas opções...

Você pode comprar os CDs que você quiser na sua loja de escolha ou em lojas virtuais.

Você pode comprar as próprias mp3 em serviços como o iTunes por exemplo.

"Epa! Mas iTunes não vende pro Brasil!"

Ok. Fato.

Mas isso não significa que não tenhamos serviços semelhantes...

O site Pro-Music oferece uma lista de sites brasileiros que vendem mp3, sites famosos inclusive, como Vineyard, Submarino, UOL Megastore, MSN Music Store, Som Livre, dentre outros.

E você também pode baixar de graça certas músicas! Como eu disse, vários artistas são pessoas legais e disponibilizam suas músicas gratuitamente em seus sites oficiais ou perfis de MySpace! Basta ficar de olho ;)

Meus queridos, também é importante ressaltar que cada vez que você compra um Cd/Dvd/Mp3 gospel, você está abençoando seu IRMÃO! Por vezes reclamamos que o "meio Gospel" não oferece bandas ou eventos como gostaríamos, ou, que os músicos evangélicos não tem o mesmo nível de "produção" dos artistas seculares...

Mas, como o "meio gospel" vai crescer e se desenvolver se nós não cooperarmos?

Os judeus sobreviveram a uma tentativa de extermínio e ao "êxodo global" porque são um povo unido! Judeu compra de judeu! Judeu ajuda judeu!

Mas nós não temos nem sequer pago nossos irmãos o que é deles por direito...

Quanto mais pensar em ajudar.

E aí meus queridos? Já pararam pra pensar?

Outra coisa importante a se lembrar é que você não necessariamente precisa ter uma música para ouví-la.

Serviços sociais como Last.Fm e Imeem permitem que você não somente ouça e conheça artistas como dão a possibilidade de interagir com as pessoas.

Isso sem contar com as rádios convencionais e rádios online.

Então, ser íntegro, ao menos no "quesito musical", garanto que não é nenhum bixo de sete cabeças. Temos diversas alternativas para continuar ouvindo o que gostamos sem desagradar a Deus, sem quebrar qualquer lei, e, abençoando nossos irmãos.

Por fim, gostaria de pedir que me perdoem se eu por algum acaso ofendi alguém, e, dizer que eu não sou a verdade. Estou aberto a qualquer correção que possam me oferecer.

Mas, novamente, peço: Reflitam nisso.

E, qualquer dúvida, também há o melhor recurso de todos...

Se pergunte: "O que Jesus faria?"

E agora, só ofereço meu desejo de que estejam com o Pai a cada momento...

8 comentários:

Minas Jornalistas disse...

Temos que buscar seguir a Cristo e fazer Sua vontade em TODAS as áreas da nossa vida. Não da pra "amar a Deus pela metade". Não há como amar fazendo algo que sabemos ser errado duas vezes: é errado pela lei; é crime. E é errado perante Deus.

Que o Senhor nos ajude a sermos luz e fazermos a diferença; que Ele nos ajude a fazer o certo.

A Paz.
=]

Anônimo disse...

é vero...pura verdade.

Faz uns 4 anos q o Senhor falou a msma coisa pra mim sobre meus cds e ressaltou a 2 anos atraz no tempo do famoso 'filme de 2 reais', o piratao msmo!

Eu assistia filme de 2 em 2 dias, e ainda tinha semanas q ficava somente 2 dias sem filme.
Assistia eu e mais umas 6 pessoas, todos esses dias estavmos la reunidos com pipocas, refri e mta disponibilidade e quem levava os filmes??? quem tinha as fontes da internet??? Euoww!

Qndo eu falei pro pessoal q eu nao ia mais fazer isso, q era legalidade, q era roubo, eu tava contribuindo com a pirataria e tirando o sustendo (mesmo q muito lucrativo, porem verdadeiro, pois foi conquistado pelo suor) de muita gente.
Eu vi umas caras assim o.O outras assim ¬¬" outras assim ~^ e umas ate assim >/ .
pois é, eu deixei, eles tiveram d arranjar outra fonte e continuaram...masssssssssssssssssss1 mes dpois disso eu vi a maioria fazendo a msma coisa, hahahaha com o msmo pensamento e a msma atitude!

=D~

Eu falei uma, duas vezes, mas dpois deixei fui orar...Viver a palavra fala muito mais do que só falar!

Continue assim, vivendo, pq suas ações ministram a kda dia nas vidas das pessoas q te cercam...

réeeeee..Deus é mto paw!!

Vlw man, abraçao!

Pazzzzzzz

Minas Jornalistas disse...

Amar a Deus é andar segundo Sua vontade:

"E o amor é este: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes, que andeis nele."

II João 1:6

Deus abençoe!
=D

Mê Amaral disse...

adoreii seu post!

E é isso ai..
temos buscados incansavelmente ter o carater de Cristo, e isso implica ser diferente nos aspectos mais elementares!
não é faciil renunciar os nossos desejos, vontades, e até mesmo nossos bens materiais.. mas se queremos parecer com Cristo devemos deixa-lo viver a nossa vida, estabelecer nossos sonhos, vontades etc..

Beiiijo
Deus abençoe queriido

Thierry disse...

Bom, o que eu tenho pra comentar é que a atitude está corretíssima, embora seja elementar. Mas pq não vamos nos preocupar com os que estão morrendo sem conhecer a Deus, morrendo de fome, sem ter oq fazer sem cima de uma maca/cama, dentre outras coisas ruins que podemos colocar como prioridade para tirar o sofrimento dessas almas!! Acho que seria um bom começo se preocupar MAIS com esses tipos de coisas do que com mp3 e etc.. pq na Bíblia também tem falando que muitos pecam por não conhecer a Cristo, quem são os culpados? NÓS! Que estamos parados em nossas casas.. olhando Orkut, conversando no MSN.. podendo estar lááá em tal Hospital, em tal Orfanato, em tal esquina e assim por diante. Para concluir com minhas palavras resumindo aonde quero chegar é que, Deus está voltando BREVE para levar a sua Noiva (Igreja)! Enquanto muitos morrem, estamos aqui discutindo sobre mp3 e outros assuntos.. importantes, SIM! Mas, qual o valor de uma vida para o Reino dos céus?! Isso eu falo não só pra mim.. mas pra vocês também refletirem sobre essas coisas!!

Não sou a favor da pirataria, tenho meus CD's comprados com muito sacrifício nas loja e tudos mais! Não tenho condições de todas as mp3 que tenho, comprar os CD's respectivos.. se alguém tem essas condições! Glória Deus! hehe.. agora tipo, gosto muito de bandas do meio gospel internacionais e nos próprios sites dessas bandas, eles fornecem os downloads dos CD's ou de algumas músicas. Ai que eu me pergunto! E ai? Seria pirataria ou algo do tipo? Esse assunto é ÓTIMO para uma mesa redonda de discussão, que tal marcarmos um dia pra estudar esse assunto? kkkkkkkkk..

Quero deixar bem claro que não sou a favor da pirataria! =)
Um forte abraço pra todos e que Deus continue vos abençoando e ajudando a serem os mais perfeitos possíveis, lembrando que jamais chegaríamos a PERFEIÇÃO! hehe.. fiquem na paz!

Héber Lima disse...

Quando a própria banda disponibiliza o conteúdo Thierry, pode ficar em paz que é perfeitamente legal ^^ Ademais, se você não tiver como pagar por tudo que gosta... que tal experimentar outros recursos como Last.Fm, Imeem e MySpace?

Continuando, o ponto desse post de forma alguma é priorizar a questão das mp3 em cima dos pontos levantados por você, que são 100% válidos! Na verdade esses mesmos pontos levantados por você já foram expostos neste blog em post anterior, a saber:

http://falaidedeus.blogspot.com/2008/07/texto-o-que-temos-feito.html

e

http://falaidedeus.blogspot.com/2008/07/texto-o-amor-dom-supremo.html

A idéia aqui não é "discutir o sexo dos anjos". Não é perder tempo com "detalhes inuteis", e sim, assim como antes levantamos a questão do amor nas obras de caridade e da evangelização, destacar a falta de amor na prática do "furto".

Além do mais, devemos ser diferentes do mundo em todos os aspectos...

Eu sou diferente do mundo pq não fico.

Eu sou diferente do mundo pq não mato.

Mas roubo igual ao mundo?

Volto...

Não furtar não é uma prática mais necessária que demonstrar o amor em gestos de caridade ou evangelização. A questão é que tanto devemos ser caridosos, quanto devemos pregar e... ser íntegros.

Quando as pessoas olharem para nós, devemos refletir Cristo. Em todos os aspectos. Tanto na integridade quanto no amor. Até pq, integridade é uma forma de amar...

Por fim, destaco que devemos evangelizar.

Devemos amar.

Devemos ser caridosos.

E, devemos ser íntegros.

Devemos BUSCAR seguir a palavra como um todo, e não somente o que acharmos conveniente ou nos agradar...

Não dá pra amar "meio Cristo".

Então, busquemos em TUDO ser igual a Ele =)

Anônimo disse...

respondendo thierry:

Mt 16:26

Marcos 8:36

Lucas 9:25

Paz.

Thierry disse...

Respondendo as sitações de Diogenes:

Grande, acho que você está enganado. Não entendi, na verdade entendi sim.. mas não falei em momento algum em deixar de rever as mp3 não legais e muito pelo contrário estou tentando mudar isso na minha vida, se pelo menos tivesse criticado a atitude.. mas não foi o que ocorreu! Por isso acho que você se enganou.

Paz.