terça-feira, 26 de agosto de 2008

Calar e Falar

Silence - de Zavarka

Queridos! :D

Queria compartilhar com vocês a última "paulada" que Deus me deu...

Desde que eu voltei para o Senhor, eu tenho O buscado cada vez mais, e por extensão, tenho ganho razoável conhecimento de Sua Palavra, o que, aliado com minha própria "desenvoltura" de "estudante de Direito", me leva a não somente ter facilidade para discutir muitos assuntos à luz da Palavra, como também me envolver em muitas "trocas de idéias", ou "discussões"...

Até mesmo aqui no Blog, exponho a Palavra do Senhor, mas também minhas próprias opiniões...

Resumindo, eu falo muito. E gosto muito de falar.

Mas...

Eclesiastes 3:1-7
"Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar"

Tempo de estar calado e tempo de falar...

Já imaginou? Como pode? Não temos que pregar o evangelho a toda criatura? Como fazer isso calados?

Por mais "estranho" que pareça, essa é a Palavra do nosso Senhor...

Tempo de calar.

Mas, isso não implica em não pregar o Evangelho...

O ilustre Francisco de Assis, em revelação do Senhor, afirmou com muita sabedoria:

"Evangelize sempre; se necessário, use palavras."

Eu já disse que há sabedoria neste dizer? :P

É verdade irmãos, nem sempre é necessário falar para se transmitir algo...

Outro dizer popular no qual há sabedoria é o comum "uma imagem vale mais do que mil palavras"...

Voltamos ao ponto que já foi tocado aqui muitas vezes, de que as pessoas ao meramente olhar para nós devem ver a Cristo. Devemos dar testemunho vivo! Ou, no caso, morrer para essa carne e viver a vontade do Senhor :D Ser como Cristo...

E Cristo sabia falar.

E quando falar.


E como falar.


Irmãos, é fato que as palavras não são nosso único recurso de evangelismo, porém elas são sim necessárias, afinal o próprio Pai nos deu Sua Palavra...

O que acontece é que por vezes, nós, eu incluso (e talvez, principalmente), temos faltado com sabedoria no uso destas palavras...

Temos esquecido de fazer o que o Senhor faria e feito o que queremos, quando queremos e como queremos...

Até mesmo no falar a Sua Palavra.

Se trata de uma palavra perfeita, inspirada, que jamais deixará de ser verdade, e, que deve não somente ser espalhada, como ouvida...

Mas há uma forma correta de se fazer isto.

Ninguém conhece, conheceu, ou há de conhecer mais a Palavra do que Cristo. Entretanto, nós não o vemos esfregando versículos "na cara" dos seus ouvintes o tempo todo, vemos?

Pelo contrário, nosso Senhor era muito econômico no falar...

Também, salvo uma exceção, não vemos Cristo esbravejar...

E, vocês já perceberam o quão Cristo era paciente?

Eu me imagino na situação de Cristo...

Eu, Deus feito em carne, lado a lado com os Discípulos.

Estes, convivendo diariamente comigo...

Vendo o meu agir...

E ainda ousando pedir:

"Mostra-nos o Pai"

Nossa, eu provavelmente teria questionado do alto dos meus pulmões aos sete ventos se eles por acaso eram cegos :P

Mas Cristo não age assim...

Paciente. Benigno.

Cristo tem um "modus operandi" diferente do meu.

Está na hora de eu deixar o meu jeito de lado, e tomar o jeito de Cristo. Afinal, "minha vida" já não deve mais ser minha não é?

É claro que todos somos indivíduos, assim feitos por Ele mesmo, com experiências e características próprias, e isso jamais deve ser negado ou abandonado...

Apenas, "delimitado" por Cristo.

Então queridos, não é uma questão de simplesmente não falar.

É uma questão de saber como, quando e onde falar.

Falar como Cristo e não como Héber, Huldyana, Jonye, Mê, Jonathas, Renata, Bruna, André...

Afinal, nossas palavras não tem qualquer valor...

A intenção aqui (e que deve ser de qualquer Cristão), é falar a Palavra do Senhor.

Vide bem; do Senhor.

Se é d'Ele, tem que ser como Ele quer.

Concordam?

Infelizmente a gente esquece disso...

Infelizmente eu esqueço disso...

De que adianta tanto falar em morrer para si e deixar Deus agir, pra acabar fazendo o contrário?

Usar a Palavra d'Ele do nosso jeito e não do d'Ele?

Me perdoa Pai...

O uso insensato e desmedido das palavras, sem orientação do Senhor, é como diz o pessoal do Casting Crowns:

"Be careful little lips what you say
For empty words and promises
Lead broken hearts astray
"

Casting Crowns - Slow Fade

As nossas Palavras, se não vem do Senhor, são vazias, e podem até acabar servindo para magoar ou levar outro à perdição...

Até nossas opiniões, por mais válidas que sejam...

Precisamos saber quando as expor e quando guardar...

Os romanos discutiam muito sobre feriados e costumes alimentícios, aí...

Romanos 14:2-3
"Um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu."

E...

Romanos 14:15-17
"Pois, se pela tua comida se entristece teu irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Não seja pois censurado o vosso bem; porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo."

Temos que ter cuidado para não ferir os outros com nossas ideologias, pois, por mais que possamos até estar corretos, de que adianta eu provar meu ponto se isso só servir para afastar alguém do Senhor?

Tem assunto na verdade, que não merece nem ser discutido...

E por mais que você tenha opinião ali, para que a manifestar se disso não for sair nada de bom?

Efésios 5:3-12
"Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convêm; mas antes ações de graças.

Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.


Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Portanto não sejais participantes com eles
; pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso
."

2 Timóteo 2:15-17
"Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, e as suas palavras alastrarão como gangrena"

O Senhor fala para evitarmos todo tipo de mal, e, como acontece comigo, ainda que você veja alguém errando, certíssimo é seu impulso de ir tentar corrigir, porém, tem que saber fazer...

2 Timóteo 2:23-26
"E rejeita as questões tolas e desassisadas, sabendo que geram contendas; e ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente; corrigindo com mansidão os que resistem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus."

E, quando fazer...

Paulo tinha muito mais a admoestar ao povo de Corinto do que o que ele escreveu em sua primeira epístola, porém, não era hora ainda, eles ainda não tinham condições de ouvir certas coisas, como um amigo seu talvez não esteja em condições de ouvir certas coisas...

1 Coríntios 3:1-2
"E eu, irmãos não vos pude falar como a espírituais, mas como a carnais, como a criancinhas em Cristo.

Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis
"

Então irmãos, temos que nos portar igual a Cristo até mesmo no falar (ou escrever), e quando formos utilizar Sua Palavra, que seja como Ele utilizaria... afinal, é d'Ele.

Peço perdão não somente ao Senhor por ter feito mal uso de Sua Palavra diversas vezes, como também a todo aquele que já se sentiu injuriado de qualquer forma por palavra que eu tenha falado ou escrito...

Eu amo meu Senhor;e eu os amo irmãos, me perdoem.

E também agradeço ao Pai, pois, Ele é fiel para nos revelar os nossos pecados, a fim de que possamos nos corrigir...

Eu vinha errando nisso sem nem perceber, mas Ele trouxe à tona.

Agora, músiquinha :D

"Não me dava conta
Que não saia o sol

Já era tarde

O céu sempre me avisou


Por não abrir os olhos

Se foi indo a cor

Eu fui te perdendo

Me perdendo agora estou


Já sei que te fiz mal, mas

Agora eu vou mudar
!


Já decidi

Vou descobrir

O verde deste inverno

Não quero mais gris

Já decidi, eu vou descobrir

É hora de cuidar e te abraçar
Pois você faz parte
Parte de mim...

Quero dar-te tanto

E tanto tenho que aprender

Ver o sol contigo

E também pode chover


Já sei que te fiz mal, mas

Agora eu vou mudar
!
"
Você faz parte - Talita Real

Sim irmãos, eu vou tentar mudar =)

E, como a Palavra fala que tudo posso n'Aquele que me fortalece... :D

Eis aqui alguém que irá começar a tentar falar menos, quando necessário, e como Cristo falaria, e que também tentará ser um melhor ouvinte :D

Espero que este "puxão de orelha" maravilhoso que Deus me deu também possa frutificar em suas vidas :D

Fiquem com Papai, pois eu garanto que não há lugar melhor para se estar =)

6 comentários:

JOVENS RESTAURADOS!! disse...

Ola irmao...
eae Heber tudo bem ,na paz??

Muito bom o texto, acho que não é uma paulada só para ti, mas para todos nós...com certeza as vezes queremos fazer as coisas do nosso jeito, flar do nosso jeito e erramos feio.

Eu tambem quero mudar, falar menos e viver mais, porque vivendo Cristo em mim é revelado o Teu querer.

DEUS ABENÇOE!!

Abraços querido =D

Anônimo disse...

é isso que falta muita gente, inclusive e a começar por mim, entender.
muitas vezes não precisamos de palavras temos sim de seguir o que Deus nos aponta, não temos que ficar fazendo do nosso jeito, porque se o nosso jeito fosse o certo, pra que iriamos precisar dEle? fato é que isso tem que ser parte de nossa oração, que ele nos cale quando for necessário e que nos de sabedoria ao falar.

ótimo dia, que Deus te abençoe :*

Minas Jornalistas disse...

Pooode crerrr... rsss
Hebin, tu fala d+ mermo! :P
rsss

Mas agora falando sério, nós temos que ser guiados por Deus em TUDO. Até no quando, como e onde falar sua palavra!

Sabedoria é às vezes se calar e agir como Cristo, pq em certas ocasiões nem as palavras que um filósofo ou poeta pudesse dizer seriam tão profundas e penetrantes!

Que sejamos sensíveis ao mover do Espírito, agindo em tudo conforme a vontade soberana e perfeita de Deus!

É hebin, eu sei... eu tbm falo mto.. rsss

Fiquem na paz;
Deus vos abençoe!
=D

JOVENS RESTAURADOS!! disse...

o desculpa, nem falei qm eu era...hauauhuaua

Mas ai vai...Meu nome e raphael, moro em sampa capital, 18 anos, fazendo cursinho pre vestibular..=\ rs...e apaixonado...=D

HEHE
Pronto agora sim...huahuaua
Ja sabe estamos ai>>>>abraçãoOO!!!
Valew pelo coments!! ;D

Mê Amaral disse...

hebiiin

bençao demaiis seu post
(aoo novidade néé?!)
uashdiuasd
...

''Evangelize sempre; se necessário, use palavras''
acredito muuuito que temos que não só com palavras evengelizar, mas com simples gestos, quantas vezes eu ja fui impactada com um sorriso, um olhar, um abraço.
em cada atitude nossa temos que refletir a Cristo, muitas vezes somos a unica biblia que nossos colegas de faculdade, do trabalho.. tem acesso,eles tem que encontrar em nós pessoas que se pareçam com Cristo, que sejam diferentes nos aspectos mais elementares, pessoas que tem a glória de Deus brilhando em seus rostos..
e acredito que como ''sal'' da terra.. temos que gerar sede nas pessoas ao nosso redor.. como? simples.. tendo as mesmas atitudes e os mesmos motivos que Jesus teria..

noossa..
deu pra refletir bastantee
=D

Deus abençoee Hebiiin
beeejaooo

Anônimo disse...

Ola! Nossa... que texto inspirado!!! Minha 1a visita aki... hehe muito importante o q vc colocou, sobre agirmos como Jesus, naum só falarmos dEle mas falarmos como Ele falaria né?
Paciencia... Jesus era e é muito paciente a cada dia, conosco e com nossos erros!!! É um desafio refletirmos essa personalidade de Cristo para com os outros... esse puxão de orelha valeu ;-) Ja estou observando melhor meus atos e palavras...
"Fale quando o seu falar for melhor que o seu silêncio" ;-)
A paz de Jesus!