segunda-feira, 28 de julho de 2008

O que temos feito?

Nos últimos tempos tenho visto pessoas, deixando o conforto de seus lares para visitarem asilos em sua cidade, ou até mesmo, uma pessoa, em cadeira de rodas, deixar seu país para vir trazer boas novas às crianças da MINHA cidade...

E penso:

O que EU tenho feito?

Além de ver essas pessoas, fazendo tais coisas, três citações, de pessoas diversas e de tempos distintos tem ministrado ao meu coração.

What's the point in knowing?
(De que adianta saber?)
What's the poing in going on, if all you do is nothing?
(De que adianta saber o que se passa, se você não faz nada?)
What's it you are showing to all the people looking on?
(O que você tem mostrado para todas as pessoas que estão olhando?)

P.O.D. - Rise against

De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão.

D. L. Moody

Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.

Jesus Cristo

Daí, gostaria de levantar alguns questionamentos:

- O que você tem feito? O que você tem mostrado para as pessoas que olham para você?

- Você recebeu a oportunidade de conhecer a Palavra, como você tem refletido essa Palavra?

- Você pode ser considerado um discípulo de Cristo? As pessoas podem reconhecer algo de Cristo em você?

Então meus queridos...

Quem somos nós? E o que temos feito?

Somos agraciados em ouvir a Palavra do Senhor, e temos acesso à Sua graça, e, tudo que Ele pede é que compartilhemos isto. Que amemos como Ele amou, e que levemos Sua mensagem a todos os cantos e criaturas da Terra.

E nós? Que fazemos?

O profeta Ezequiel falou sobre duas posições interessantes.

Pastor e Atalaia.

Cabe ao Atalaia avisar seus conterrâneos do perigo.
Cabe ao pastor cuidar das ovelhas.

Vejamos o que Ezequiel tinha a falar...

Ezequiel, cap. 33, versos 2 a 9

"Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um dos seus, e o constituir por seu atalaia; se, quando ele vir que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; então todo aquele que ouvir o som da trombeta, e não se der por avisado, e vier a espada, e o levar, o seu sangue será sobre a sua cabeça.

Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado; o seu sangue será sobre ele. Se, porém, se desse por avisado, salvaria a sua vida. Mas se, quando o atalaia vir que vem a espada, não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, e vier a espada e levar alguma pessoa dentre eles, este tal foi levado na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da mão do atalaia.

Quanto a ti, pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso.

Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.

Todavia se advertires o ímpio do seu caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma."

Mais adiante, o Profeta carrega mensagem aos pastores:

Ezequiel, cap. 34, versos 2 a 8

"Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.

Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procurasse, ou as buscasse.

Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor:

Vivo eu, diz o Senhor Deus, que porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas, pois se apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas..."

Amados, nós somos os pastores e atalaias dessa geração.

Será que temos cumprido com nossas tarefas? O Senhor nos entrega talentos segundo as nossas capacidades (Mateus 25), mas, o que temos feito com eles? Temos multiplicado-os para a honra do nosso Senhor, ou, o escondemos como o servo "mau e preguiçoso"?

Sou grato por viver no tempo da Graça e não no tempo da Lei, como o profeta Ezequiel e os atalias e pastores que dividiram seu período sobre a Terra. Mas, quero que o Pai se agrade de mim! Quero que quando eu O encontrar, ele me diga "muito bem, servo bom e fiel".

A mensagem da graça e do amor não foi feita para ser escondida. Nós não devemos ser atalaias que não tocam as trombetas ou pastores que apascentam somente a si mesmos.

O restante do texto de Mateus fala por si só:

Mateus, cap. 25, versos 31 a 46

"Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; e porá as ovelhas ã sua direita, mas os cabritos ã esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.

Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?

E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai- vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.

Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.

E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna."

"Ah, mas achei que a salvação era pela graça, mediante somente a fé, e não pelas obras!"

Sim, claro.

Mas, é impossível você ter fé, crer nesse Deus de amor, viver sua Palavra, sem frutificar.

Como você pode dizer ser seguidor de Cristo, sem tentar ser como Ele? Uma coisa É atrelada a outra. Você até pode ter obras sem fé, mas é impossível ter fé sem obras.

Tiago, cap. 2, versos 14 a 17

"Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo?

Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso?

Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma."

Frutifiquemos meus irmãos! Amemos como Cristo amou! Que as pessoas realmente possam olhar para nós e ver um pouco de Cristo! Que não sejamos "cristãos" apenas da boca para fora, que tenhamos uma fé que é viva e frutifica em honra ao Senhor!

E se você, meu querido, ainda não é assim... não se desespere. Como dito, vivemos, sim, no tempo da graça. Se não damos frutos, pecamos. Mas, basta que, verdadeiramente nos arrependamos, que Ele nos perdoa com Sua graça.

Ainda há tempo irmãos.

Soemos as trombetas.
Busquemos as ovelhas perdidas.
Acolhamos os forasteiros.
Alimentemos os famintos.
Visitemos os enfermos.

Espalhemos à toda criatura as boas novas da graça maravilhosa do nosso Salvador!

Sejamos servos "bons e fieis", para que a graça, o amor, e a glória de Cristo sejam revelados em nós.

A Paz seja convosco, meus irmãos e irmãs.

Um comentário:

Anônimo disse...

Fico muito feliz por ver Deus transformando vidas, principalmente esta; que inspirada pelo Espirito Santo escreveu tudo isso aí.

Um dia Deus me mostrou algo.

Ele me fez ver Ele mesmo pedindo a um anjo que viesse a terra fazer um 'relatorio' dos seus filhos.

E Ele enviava um anjo, em forma totalmente humana, e esse anjo iria na minha escola, na minha cara, faculdade, igreja, em todos os lugares que eu frequento ou frequentei. Daí ele perguntaria: Quem é Diógenes?

Qual seria a resposta para sua vida?

Sera que a resposta seria: ...Diógenes? sei nao...nunca notei ele. ou ...Diógenes? omi ele é paw, a gente fica aki tirando umas ondas, conversa muito, sai pra tomar umas e outras, detona pela noite, ele é muito massa, pegador todo, nao despensa uma se quer. ou ...Diógenes? meu filho? akele moleque? que nao ta nem ai pra nada? ele n quer saber de nada da vida, vive chingando, respondendo, desobedecendo dentro de casa, só quer ser santo na igreja, mas quando chega em casa poe as unhas de fora.

Mais uma vez pergunto: quais seriam as respostas para sua vida?

Se chegasse este relatorio no céu, Deus com certeza choraria.

Agora, imaginemos ao contrario.

Se a respostas das pessoas sobre tua vida fosse:
...Diógenes? cara, eu nem conhecia ele e ele me abraçou e me amou, foi diferente, ele se preocupou comigo aquilo mudou minha vida.
ou ...Diógenes? meu, aquele muleque é louco, ele fala umas parada q sempre acontece. eu luto contra, mas tudo é verdade, ele parece exalar vida, paz. ou ...Diógenes? meu filho é uma bençao, ele foi um presente de Deus. Ele cuida de mim, me abraça, chora comigo, me da esperança de viver nesse mundo cheio de espinhos. Eu vejo Deus na vida dele.

Qual seria a reaçao de Deus?
Choraria também, porem um choro de gozo tao forte q suas lagrimas cairiam regando a terra com toda sua infinita bondade e amor. Daí o mundo iria poder ver que Deus é real.

Qual tem sido teu rasto? será que ao olhar pra traz vc vê o rasto de Cristo? digo vida, paz, amor, cura e etc. ou vc tem visto o rasto do cao? que eu comparo com o de uma vaca, só 'bosta' (desculpem a expressao)?

...Pensem.

Gloria a DEUS heber mermao, Deus é infinitamente infinito em tudo. hehehe
Paz!