sexta-feira, 18 de julho de 2008

O amor é dom supremo

Antes de mais nada, peço desculpas pelo intervalo sem posts novos. Infelizmente, as vezes até computadores podem ser "temperamentais".

Continuando...

Autores cristãos diversos atingem o renome por muitas vezes conseguirem nos passar a mensagem da Bíblia, de forma que nos pareça mais clara, mais atual ou "agradável", mas, acho que nenhum homem poderia colocar o texto a seguir em "melhores palavras" do que a forma como já o encontramos nas Escrituras...

1 Coríntios, cap. 13, versos 1 ~ 8, e 13.

Ainda que eu fale as lingúas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.

E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.

O amor é paciente, é benigno;
o amor não arde em ciúmes,
não se ensoberbece,
não se conduz incovenientemente,
não procura os seus interesses,
não se exaspera,
não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça,
mas regojiza-se com a verdade;
tudo sofre, tudo crê,
tudo espera, tudo suporta.

O amor jamais acaba;
mas havendo profecias, desaparecerão;
havendo línguas, cessarão;
havendo ciência, passará...

Agora, pois, permaneçam a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.

Destaquei alguns versos por crer que carreguem um "peso" em especial, dos quais, gostaria de destacar ainda mais o que se refere a não se ressentir do mal, pois creio que é algo que muitos de nós temos esquecido diariamente, e, que creio que isso pode ser refletido numa frase proferida por C. Everett Koop, médico que já ocupou posto equivalente à "Ministro da Saúde" nos U.S.

Enquanto tratava de questões relativas a AIDS, Koop defendeu a necessidade de se prestar assistência aos homossexuais, o que na época (década de 1980) causou grande escândalo em seus companheiros de credo, Cristãos. Diante desta atitude, Koop disse:

"Vocês podem odiar o pecado, mas têm de amar o pecador".

Eu sei que EU já falhei nesse amor. Quantas vezes em minha vida tive nojo de pessoas por seus pecados e as olhei com desdém?

Me envergonho profundamente disso. Me pergunto que imagem as pessoas que foram alvo do meu "desdém" devem ter hoje da "Igreja". Mas bem, diante dessa frase de Koop, me imaginei como os fariseus, que tentavam condenar a toda espécie de pecador, e, como Cristo lidava com esses mesmos pecadores... Cristo os amava.

E então imaginei...

Se eu vivesse nos dias de Cristo, quem eu seria? Um de seus discípulos? Ou um dos fariseus que condenavam aqueles que Ele veio para salvar?

A questão é que Cristo pode não estar entre nós em carne, mas, certamente está sempre conosco em Espírito e ainda hoje nos observa a todo momento, nas palavras do Salmista:

Salmos, cap. 139, versos 1 e 2

Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me assento e quando me levanto;
de longe penetras meus pensamentos.

Então, hoje, quando Cristo olha para mim, o que Ele vê?

Graças a Deus (redundante, não?), Ele tem me ensinado cada dia como O amar, e, é misericordioso em face das minhas falhas e imperfeições. Mas, eu espero que chegue o dia em que Ele não precise usar de misericórdia para comigo, espero que Ele possa olhar para mim e encontrar alguém que ama como Ele amou, alguém a chamar já não de servo ou amigo, mas irmão.

Gostaria de citar uma passagem já previamente postada neste blog no post "Sobre lágrimas e sorrisos":

O Evangelho segundo João, Cap. 13, versos 34 e 35:

"Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros."

Então meus queridos, desejo que possamos ser reconhecidos por "todos" (sim, Cristo incluso) como Seus discípulos.

Para tanto...

Amemos.

Um comentário:

Unknown disse...

Binhoooooooo...

no comments(é assim? rsrsrs)

num vou nem elogiar...o que eu poderia falar mais?

aí está o meu Senhor,
são as palavras dEle,
sim, é o cheiro dEle,
é a voz do pastor,
é doce e cheia d amor....

como é bom ouvi-la! hahahaha
tô feliz.

tenho visto q o Senhor tem feito no nosso meio, no seu povo e vejo:

"E o maior milagre já operou em mim,e o maior milagre é operar...em ti"
(Dante do trono)

esse é verdadeiramente um milagre,
nos ensinar e transformar o nosso coração todos os dias!"continua Jesus...pq eu preciso."

bjão


pri***