segunda-feira, 27 de abril de 2009

Deus e o ornitorrinco

No dia 23 de abril, a Thomas Nelson Brasil lançou uma promoção em homenagem ao dia internacional do livro.

A promoção consistia em dizer qual bicho nos fazia entender Deus, e como prêmio, as três respostas mais criativas ganhariam dois livros de Donald Miller, "Fé em Deus e pé na tábua", e "Como os pinguins me ajudaram a entender Deus".

Na hora, me veio a imagem de um Ornitorrinco na cabeça. E as palavras fluiram.

Segue a minha resposta sobre o ornitorrinco (que por acaso, me rendeu dois livros!):

"O Ornitorrinco certamente me faz pensar em Deus e compreender um pouco do mesmo...

Nós brigamos para criar padrões. Impomos aos outros modelos para que eles sejam aceitos em nossos grupos sociais. Queremos coisas padronizadas, cada um no seu lugar, facilmente identificáveis e definidos. "Se você não está no meu time, está no dele". Você é Batista ou Pentecostal. Você é Corinthiano ou São Paulino. Você é Socialista ou Capitalista. Você é isso ou aquilo.

Mas Deus não parece tão preocupado com esses tipos de padrões e imposições. Um animal como o Ornitorrinco nos deixa desconcertados. Mamífero sem mamas? Tem bico mas não é ave? Mamífero que bota ovo? Como assim?

O Ornitorrinco me lembra que Deus é criativo e inclusivo. Que Deus certamente cria Aves e Mamíferos, mas que isso não o impede de criar Ornitorrincos.

O Ornitorrinco me lembra que eu posso ser Cristão e não vestir terno (ou, vestir).

O Ornitorrinco me lembra que eu posso ter ordem no meu culto e ainda assim crer que o Espírito Santo não somente existe como é ativo e continua nos conferindo dons.

O Ornitorrinco me lembra que acima de negros ou brancos, somos todos humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, assim como acima de ave ou mamífero, o ornitorrinco é um ser vivo, tão parte da Criação quanto qualquer outro.

O Ornitorrinco me lembra que nós não precisamos ser todos iguais para respirar o mesmo ar, pisar no mesmo solo, nadar nas mesmas águas.

O Ornitorrinco me faz compreender que Deus é criativo, generoso, misericordioso, amável, inclusivo, e, que Ele nos criou, cada um com particularidades e não se importa tanto assim que sejamos todos iguais. O que Deus quer é que vivamos, e, que sejamos um corpo, com partes diferentes sim, mas com espaço para cada uma dessas partes diferentes.

Deus cria Ornitorrincos.

Deus criou o Apêndice.

Fazer o quê?

Deus é Deus. (E, correndo o risco de soar reduntante, graças à Deus que Ele assim o é... )"
Acabou sendo uma excelente reflexão...

Deixo meus agradecimenos à @aevangelista, do Blog da Evangelista, que organizou e promoveu o "evento", à Thomas Nelson Brasil, pelos presentes e oportunidade, e, claro, a Deus, que cria ornitorrincos, seres humanos e tudo mais...

Obrigado Pai :D

2 comentários:

Minas Jornalistas disse...

eeeeeeeeee coleguinha!!! Adorei! =D
E parabéns pelo prêmio! ^^

=*

... disse...

UOHOUUUUUUUUU HAHAHA se eu lêsse, de cara reconeceria como sua =D
Uma coisa dessa SÓ pode vir diretamente de sua cabecinha...neh fio! hahaha saudades hebinho... =D