quinta-feira, 7 de maio de 2009

"Ainda que não seja como eu quero, não temerei mal algum!"

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” Sl 23 :4

O salmista inicia o verso 4 do salmo 23 dizendo “Ainda que…”. Para a maioria de nós, este “ainda” traria incertezas e medos. Nós geralmente gostamos de estar seguros, gostamos das convicções. Adoramos ter o domínio sobre nossa agenda, sobre nossas escolhas, sobre nossas vidas. Vivemos achando que a maldade, os acidentes, as doenças, os imprevistos e as coisas ruins estão distantes de nós. Às vezes escutamos tanto que o “crente” tem de ser vitorioso, que nem pensamos na possibilidade de derrotas, fracassos ou perdas. Dor e lágrimas, são duas coisas que não buscamos e não queremos para a nossa vida. Mas o interessante é que o salmista diz, “ainda”.

Ele já havia percebido que a vida tem destas coisas que não queremos, que não desejamos. Ele já havia entendido que nós somos como ovelhas que necessitam do cuidado e da proteção do seu Pastor, “O Senhor é o meu Pastor…” (Sl 23:1) . Tiago vai dizer: “E agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá passaremos um ano, negociaremos e ganharemos. No entanto, não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece. Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” (4:13-15), ele nos ensina que o amanhã pertence a Deus e que é orgulho de nossa parte achar o contrário. A realidade é que não temos o controle de nada, mas Ele tem; não sabemos de nada, mas Ele sabe; não podemos garantir nada, mas Ele garante (“Ao homem pertencem os planos do coração; mas a resposta da língua é do Senhor.”, Pv 16:1). A realidade é esta, Deus está no controle de todas as coisas, e não nós.

A continuação do verso 4 o salmista diz … “eu ande pelo vale da sombra da morte…”. Sim, é isso mesmo. Todos os dias andamos com a possibilidade de pegarmos o caminho não dos pastos verdejantes e das águas tranqüilas, mas do vale da sombra e da morte. Aquele “lugar” horrível que não desejamos estar, aquela “situação” que traz medo, incertezas, tristezas e pesar. Nós estamos sujeitos a isso, pois não temos o controle de nada. Mas Ele tem!!! Por isso Paulo vai falar, “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8:28). Ainda que as coisas aparentem ser ruins, Ele está no controle, ainda que não tenhamos o controle para modificarmos as situações ruins, Ele sabe o que faz, e diz Sua Palavra “todas as coisas concorrem para o bem” e não para o mal, daqueles que amam a Deus.

O segredo do salmista em não temer nada diante destas situações, ele mesmo diz “não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.”. Tu estás comigo!!! Esta é umas das maiores certezas que podemos ter na vida. Deus está conosco!! Deus esteve com Seu povo no passado, Ele está com Seu povo no presente e Ele continuará com Seu povo no Futuro. Jesus mesmo disse, “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28:20b). Porque Ele está conosco, ainda que passemos pelo vale da sombra e da morte, não temeremos mal nenhum, pois Ele está conosco! No Salmo 27 vemos esta afirmação de uma forma diferente, “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança.” (Sl 27:1-3). Habacuque diz algo também semelhante, “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos” (Hc 3:17-19).

Posso até não saber o que acontecerá amanhã, posso até não ter certeza se meus planos darão certo, posso não saber se tudo sempre vai ser felicidade, mas eu sei que ainda que não seja como eu pense ou espere, porque Ele está ao meu lado, tudo vai terminar do jeito que Ele deseja! Ao Senhor seja toda a glória e honra, pois nos dá esperança e confiança pelo seu cuidado e Sua Soberania em nossas vidas! Apenas descanse Nele!

Lyncoln napoleão Nicodemos

Fonte: http://crerepensar.net/2009/04/ainda-qu ... mal-algum/

Nenhum comentário: