quinta-feira, 9 de abril de 2009

Intimidade

"A definição intimidade é complexa uma vez que seus significados variam de relacionamento para relacionamento, e dentro de um mesmo relacionamento ao longo do tempo. Em alguns relacionamentos, a intimidade está ligada ao sexo e sentimentos de afeto podem estar conectados ou serem confundidos com sentimentos sexuais. Em outros relacionamentos, a intimidade tem mais a ver com momentos divididos pelos indivíduos do que interações sexuais. De qualquer forma, a intimidade está ligada com sentimentos de afeto entre parceiros em um relaciomento.

Esta não é uma definição precisa, mas mesmo sem ser específico, parece que a intimidade e relacionamentos saudáveis andam de mãos dadas. Certamente a intimidade é um ingrediente básico em qualquer relacionamento com algum significado: a base da amizade e uma das fundações do amor.

As principais formas de intimidade são a intimidade emocional e a intimidade física. A intimidade intelectual, familiaridade com a cultura e os interesses de uma pessoa, é comum entre amigos. Membros de grupos religiosos ou filosóficos também percebem uma "intimidade espiritual" em sua comunidade.

A intimidade também pode ser identificada como o conhecimento profundo de alguém, conhecendo os vários aspectos ou sabendo como esse alguém responderia em diferentes situações, por causa das muitas experiências em comum.

Na intimidade existem tês dimensões:

* a dimensão pessoal- que abrange as vivências, a história pessoal, a comunicação e os estados humoristicos das pessoas, ou seja, tudo o que se refere ao ser humano comos er individual.
* a dimensão relacional- relacionada com os envolvimentos interpessoais, a relação, ou seja, tudo o que existe um contacto com outro ojecto ou pessoa.
* a dimensão universal - não se encontra fixa, pois a intimidade varia consoante o contexto espacial, temporal, ou histórico." - Wikipédia

Muito se fala em ter intimidade com Deus...

Mas, o que é isso?

Algumas pessoas se prendem ao aspecto de ter "experiências espirituais", outras ao de ter seus ritos com Deus, lendo um capítulo e orando 5 minutos por dia...

Apesar de crer que ambas as formas podem sim contribuir para intimidade, quero desenvolver mais a respeito...

Ao meu ver, alguém íntimo de outra pessoa é alguém que realmente conhece aquela pessoa, que consegue captar as nuances do comportamento e daquilo que a pessoa está dizendo. É alguem que consegue "ler os olhos", pegar o duplo-sentido, entender as entre-linhas...

Como um amigo me disse uma vez, ser íntimo é "entender os cacoetes" do outro.

E aí, fica a pergunta... será que somos assim com Deus?

Será que realmente entendemos o que Ele quer dizer toda vez que Ele fala?

Eu mesmo já me peguei várias vezes questionando o significado de um texto... Talvez, eu não estivesse entendendo Deus muito bem ainda. Como nem de longe o entende por completo agora...

Mas...

Eu creio que tenho conseguido entender muito mais de Sua Palavra depois que passei a dar à mesma mais "respeito", digamos.

Entendemos que a Palavra é viva, e que sempre é possível extrair algo de novo dela em diversos momentos de nossa vida... Tudo bem.

Mas, ela também é marcada por um contexto original.

Quantos já pararam pra pensar nisso?

Uma pessoa lê o pentateuco e termina sem entender vírgulas, ou com uma imagem muito errada de Deus, pq essa pessoa não sabe o contexto em que aquela mensagem foi escrita...

Exemplo, muitos se escandalizam com o "sacrifício levítico", mas... E se eu te disser que tanto a prática do sacrifício quanto das ofertas pacíficas continuam vigentes em essência até hoje na vida dos cristãos? (não digo nem dos Judeus...)

Mas, vamos para um exemplo menos complexo...

Os Evangelhos.

Jesus Cristo.

Quem já tentou entender o contexto em que Cristo viveu e do povo para o qual ele falou? Quem o fez, provavelmente entendeu muito mais facilmente passagens como "tira a trave do teu olho antes de olhar para o teu proximo", "construir a casa sobre a rocha", "o que ligardes no céu..."

As três "passagens" acima, são frases comuns do discurso de um pedreiro/carpinteiro e de um rabino.

Mas, nós realmente paramos pra pensar em Jesus como algo mais do que "o messias"? Nós paramos pra ver Cristo como Humano além de Deus? Paramos pra pensar que Ele aprendeu ofícios, tinha uma linguagem própria, um jeito de se portar?

Será que estamos dando o devido respeito ao texto que estamos lendo?

Quando não damos o devido respeito ao texto, quando não buscamos REALMENTE o entender, cometemos atrocidades...

A "igreja", durante muuuuuuito tempo (e na verdade algumas ainda hoje), teve os Judeus como inimigos por não entender o seu próprio livro sagrado...

Os "crentes" amam condenar os fariseus, mas parece que nunca entenderam muito bem Jesus, pois acabaram imitando o modelo dos fariseus de encher "As Boas Novas" de regras a mais, criando uma vida falsa e pesada para os seus "seguidores", enquanto Cristo proclamava um "jugo leve"...

Então, eu pergunto...

Temos conseguido "ler as entrelinhas" da Bíblia? Temos conseguido realmente compreendê-la? Realmente conhecemos Aquele a quem dizemos estar seguindo?

Será que somos íntimos de Deus?

Traduções diferentes da Bíblia dizem que "a intimidade do Senhor é para os que o buscam" ou que "o segredo do Senhor é para os que o temem"...

Eu diria então que, para quem quer ter a Palavra revelada, quem quer ser intimo do Senhor, está na hora de buscá-lo, e buscá-lo com temor... com reverência.

Dando à Sua Palavra o devido respeito e importância.

Por fim, deixo um questionamento...

Teria havido tanto anti-semitismo, teria havido tantos pogroms, teria havido um Auschwitz, se cada igreja e cada lar cristão tivesse focalizado sua devoção em imagens de Maria não apenas como a Mãe de Deus e a Rainha dos Céus, mas como a jovem judia e nova Miriã, e em imagens de Cristo não apenas como um Pantocrator, mas como o Rabino Ieshua bar-José, Rabino Jesus de Nazaré?
- Jaroslav Pelikan

E você, como vê Cristo? Como encherga a Palavra como um todo?

Será que você é realmente íntimo?

Nenhum comentário: