sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Raison d'Être/Razão de ser/Cristão.

Olá, amados :) Como vão todos?

Saudades disso tudo.

Mas, vamos ao ponto.
(Leitura um pouco longa à frente. Peço paciência :x )

Muitos dos queridos talvez não saibam, mas escritor de blog é mortal e pecador como todos, eu incluso. E em tempos recentes estive me lembrando da epóca em que me "desviei" da Igreja...

Eu lembro que dizia pra Deus:

"Pai, eu te amo, mas foi mal, não consigo amar meus irmãos".

Obviamente, se eu me afastei, eu não somente não amava meus irmãos como também não amava Deus coisíssima nenhuma.

A nossa fé tem que ser independente das pessoas... afinal... todos somos falhos, não?

Toda aquela coisa de prosseguir para O Alvo deixando TODO o resto para trás e tudo mais.

Mas bem, o que é que eu via nas pessoas nessa época que me dava tanto... nojo?

Falta de caráter.

Hipocrisia.

Falta de amor.

(Não que eu fosse diferente.)

E aí, como disse, recentemente me peguei lembrando disso...

Comecei a me questionar...

O que nós que nos dizemos Cristãos, temos usado como "fator definidor" da "nossa fé"?

O que é que nos diferencia dos demais?

E, o que é que DEVERIA nos diferenciar?

Eu acho que a maior parte das pessoas vê "evangélicos" como uma espécie de católico herege que não gosta de maria (que na verdade temos mais é que amar) e "dá dinheiro pra pastor roubar".

Ou, em face de novas "correntes", também podemos ser vistos como "aqueles interesseiros que só vão pra Igreja pra orar por dinheiro e prosperidade". Ou, ainda mais, "aqueles malucos que dizem que amam Deus mas mais parecem bruxos que vivem falando numa lingua estranha ae e fazendo todo tipo de ritual bizarro".

Era essa a imagem que Cristo "projetou" pra nós?

Tem "algo" errado nessa história.

Como estudante de Direito, dia desses estava lendo um texto sobre "Direito e Processo", no qual um dos pontos mais interessantes era a questão de como o Direito é apenas ferramenta para se atingir um alvo. Que o Direito só tem sentido enquanto a razão pelo qual foi criado é atendida, e portanto o Direito tem que se adaptar à Sociedade e tudo mais para melhor atendê-la. E aí vinha o questionamento sobre os Juristas que estavam fazendo a sociedade servir ao Direito ao invés do contrário. E, isso obviamente estava errado. A sociedade é a "raison d'être" do Direito, e não o contrário. um Direito que não atende a sociedade não tem necessidade de existir...

Agora vamos mudar o cenário.

Cristo é a "raison d'être" da Igreja.

A Igreja existe para servir e representar Cristo nessa Terra.

Uma Igreja que não faz isso, não tem necessidade de existir.

A bem de verdade, tal "Igreja", para Deus, nem existe.

Como anda a sua Igreja, amado?

Como anda... você?

Qual a sua "raison d'être"?

Examinemo-nos.

2 Coríntios 13:5
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."

Eu me pergunto se Cristo ainda é o alvo...

Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para argumentar o nosso gosto pelo "místico"?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para conferir crédito à nossa própria espécie de "bruxaria"?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para barganhar uma melhor vida material?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para "validar" os nossos pontos de vista políticos?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para conseguir uns amigos mais comportadinhos?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para apenas fazer uma panelinha diferente?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para fazer sensacionalismo e gerar ibope na TV?
Será que não estamos usando Cristo como "ferramenta" para pegar dinheiro de besta?

Ah, essa é a parte que eu lembro que Cristo não é ferramenta.

Nós somos.

Ah, agora é a parte que eu questiono outra coisa...

Nós estamos cumprindo nosso "propósito"?

Afinal, uma ferramenta que não cumpre seu "propósito", que foge da sua "raison d'être", não tem necessidade de existir...

Será que nós fomos "criados" para todos esses pontos levantados?

O que é que realmente deveria nos identificar como Cristãos?

Vamos ver o que A Palavra fala sobre isso...

Efésios 1:3-4
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor."

Santos, irrepreensíveis em amor.

Se alguém achar a parte da Bíblia que diz que Deus nos criou para sermos ricos, pode mandar.

Ah, se acharem a parte que fomos criados para falar em línguas, também pode me mandar.

CALMA!

Eu não estou dizendo que existe algo errado com o "falar em línguas" ou qualquer outro "dom espiritual"...

Apenas questiono...

Eles são o alvo?

Ou, apenas ferramentas, distribuídas de forma diferente, para cada um, segundo Deus achar mais "conveniente" para se atingir um fim?

Ferramentas.

Favor ler 1 Co. 12.

O que eu sinceramente creio que deveria nos definir como Cristão, e que o mundo não tem visto na "Igreja" é...

Ser imitador de Cristo.

E em quê isso implica...

Bem, nós não exatamente temos a natureza Divina de Cristo. Não nascemos sem pecado, não temos a mesma intimidade com o Pai, não cumprimos uma série de profecias e tudo mais. Mas, esse mesmo Cristo disse que faríamos obras maiores do que as dEle... como?

Bem, eu acho que há um ponto de fácil identificação no qual podemos imitar Cristo...

No caráter.

E qual o grande "fato definidor" do caráter de Cristo?

Pra mim...

O amor.

Cristo amou. Até as últimas consequencias.

Aos meus olhos, o tal amor é "a essência" do "Cristianismo".

É o ponto chave.

Não há "cristianismo" sem amor.

"... santos e irrepreensíveis diante dele em amor."

Predestinados para isso.

Feitos para isso.

A NOSSA RAISON D'ÊTRE.

O resto filhos... é resto.

Inclusive dom espiritual.
Inclusive prosperidade.
Inclusive mega-templo.
Inclusive sua denominação.
Inclusive sua "religião".
Inclusive o seu ponto de vista.
Inclusive o seu partido político.
Inclusive os seus gostos e vontades.

Inclusive o seu ministério.

Todo o resto é... resto.

Todas essas coisas podem ser ferramentas. Mas só Cristo é O Alvo. E a vontade dEle para nossa vida é diferente das ferramentas pelas quais isso pode ser alcançado...

Não vamos "trocar as bolas".

1 Co 13:1-3
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria."

Destaque para o "nada seria", e, "nada disso me aproveitaria".

Mais a frente fala o seguinte:

"...mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá..."

Diferente de...

"Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado... permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor."

Interessante não?

Outro texto que já apareceu por aqui e que eu gostaria de re-lembrar...

Mateus 25:31-46
"E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna."

Qual a grande característica das "ovelhas"?

Novidade...

Amor.

Sabe amados, uma vez perguntaram a Cristo "qual é o grande mandamento?"

A resposta foi...

Mateus 22:35-38
"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

De amor depende tudo?

A gente vive dizendo que ama Deus né...

Jo 15:10
"Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor."

Ah, aqueles mandamentos de... amar?

Opa, e sabe aquela coisa de amar como a si mesmo? Isso na verdade tá meio "ultrapassado"...

Jo 13:34
"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outrosvos ameis."

Novo mandamento. Novo.

Como EU vos amei a vós. EU.

O amor daquele que...

Filipenses 2:6-7
"...sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo..."

Aquele que se fez servo.

E voltando para toda a questão do que um identifica um Cristão...

Lá em João, pouco depois de dar "o novo mandamento", sabe o que Cristo disse pros discípulos?

Jo 13:35
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

Nisto saberão que são meus discípulos. Nisto saberão que são CRISTÃOS.

Se vos amardes...

Sabe irmãos...

Nada restará, de nada vos adiantará...

Se não houver amor.

O que separa as ovelhas dos cabritos é amor...

Não adianta você dar oferta de milhões de rais.

Não adianta você falar em línguas.

Não adianta nem você evangelizar se seu coração não estiver no lugar certo...

Mateus 7:21-23
"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos Céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade!"

Irmãos...

Nunca se tratou do que nós fazemos ou deixamos de fazer...

Deus quer saber do seu coração.

O seu coração... ama?

Como nós temos vivido?

Quais as razões por trás dos nossos atos?

O que é que nós temos almejado?

Será que não estamos trocando as "ferramentas" de lugar com "o alvo"?

Será que não temos "trocado as bolas"?

Será que a "Igreja" ainda cumpre com sua "raison d'être"?

Analizemo-nos...

2 Coríntios 13:5
"Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."

Uma das ferramentas que eu tenho achado para ME analizar é algo bem simples...

O bom e velho...

"A boca fala daquilo que o coração está cheio"

É uma dica.

Não é nem de longe a única forma de se analizar mas... é uma dica.

Por quê você se levanta a cada manhã amado?

Pelo que você anseia diariamente?

O que te leva a fazer o que você faz?

Qual o assunto das suas conversas?

QUAL A SUA RAISON D'ÊTRE?

O tempo está passando e o nome de Cristo está sendo sujo por pessoas que usam o rótulo de Cristão mas não vivem o Cristianismo do próprio Cristo. Não sejamos nós também responsáveis por essa heresia.

Sejamos verdadeiros...

Cristãos.

4 comentários:

Unknown disse...

Lindas palavras, pensamento profundo, nada mais que a verdade a pura verdade...Pena que hoje em dia o foco não é mesmo olhar para o alto e glorificar a Deus, em tempos de guerra, fome e tantos conflitos creio que oq realmente falta a esse mundo é o amor. Amor esse que o Senhor nós dá e ensina a termos e praticarmos com o nosso próximo, é um fato que devemos ser imitadores de Cristo e menos religiosos.
Fico muito feliz a voltar a ver que o Blog esta de volta e só posso dizer que, através deste o coração de muitos possam ser tocados.

"O Senhor te abançoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz." Núm. 6:24-26.


Nathalia Zerpa

Anônimo disse...

Ai quem dera todos pudessem ter essa visão... ou a paciência de ouvir essas palavras sem se queixar de se verem sujos diante do espelho que a Palavra de Deus cria a nossa frente... ela revela nossos erros e nos motiva a grandes transformações. Amar a Deus é obedecê-lo... e se o obedecemos amamos nosso próximo. Não é facil mas é um desafio diário que nos torna pessoas melhores... cristãos autênticos e humanos.
Que Deus te use sempre!

Anônimo disse...

Tremendo querido!!
Essa palavra é realmente o que a igreja (corpo de Cristo) está precisando ouvir!
Realmente precisamos nos reavaliar a cada dia.Quais tem sido as nossas motivações?
As vezes eu acho que as coisas são um pouco mais simplis sabe amado, é questão de decisão "me incluo nessa palavra".
Que Deus te abençõe amado!

Anônimo disse...

Muito bom jovem.
Vamos extinguir a hipocrisia e revelar o amor.

Estou com vocês e não abro.