domingo, 21 de setembro de 2008

90 Anos da Assembléia de Deus no RN



Um vídeo de parte da apresentação feita pelas irmãs e pelos jovens. O Vídeo não tem muita qualidade; não da pra ver direito, mas foi formado o mapa do RN (uns pontos laranja no chão) e um grande, literalmente, círculo de oração envolta dele. Dentro, tochas foram acesas simbolizando a palavra de Deus levada por todo o estado (as cidades que são citadas são as que compõem o RN).


Em mil novecentos e dezoito,
A Assembléia de Deus ao nosso estado chegou;
Era o movimento do Espírito
Que Deus, também, aqui implantou.
Houve perseguições e muitas ameaças
Aos pregadores pra fazê-los calar,
Mas cheios da unção pentecostal
Com muita ousadia começaram a pregar:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira,
Que enviou seu filho para o pecador salvar,
E muitas almas por Jesus foram salvas,
Pois a porta Deus abre
Ninguém pode fechar!

Noventa anos hoje comemoramos,
Na graça e poder do Senhor,
Cantemos todos com muita alegria:
Até aqui o Senhor nos ajudou! (...)

Mário Xavier da Cunha



Realizou-se, neste sábado, o culto comemorativo pelos 90 Anos da Assembléia de Deus no Rio Grande do Norte. Estiveram presentes representantes de diversos países, estados e cidades do interior do RN, bem como autoridades civis. Vários ônibus lotados, para glória de Deus, de caravanas dos mais diversos lugares.

Louvando ao Senhor, um coral com mais de 3 mil vozes, um ballet formado pelas irmãs do círculo de oração e pelos jovens, uma orquestra formada pela Orquestra da Assembléia Central do RN e por muitos outros irmãos das assembléias que tocam instrumentos.

Como não podia deixar de ser, o Estágio João Machado, principal estádio de nossa cidade (Natal/RN), estava lotadinho; lindo; inteirinho louvando ao Senhor e impactando essa cidade linda e abençoada!

Houve, também, uma belíssima retrospectiva da história do Cristianismo, dos pioneiros nessa obra e dos primeiros homens de Deus que vieram ao Brasil, guiados pelo Espírito Santo, trazer as Palavras de Vida ao meu país lindo: Daniel Berg e Gunnar Vingren!!!

Foram feitas, também, homenagens a todos os pastores que já foram presidente da IEADERN e ao nosso atual Pastor Presidente: Raimundo João de Santana. Agradecemos a Deus por todos esses homens e mulheres que ajudaram a construir toda nossa história.

Foi uma bênção! Glórias a Deus! E cada um que esteve lá teve o privilégio de fazer parte dessa história! Todos podemos cantar em uma só voz: “Até aqui o Senhor nos ajudou!”

P.s.: Algumas fotos do culto no link abaixo:
http://www.orkut.com.br/Album.aspx?uid=12503357636082653061&aid=1221979163

6 comentários:

Anônimo disse...

Foi realmente um dia especial.
Tudo ficou lindo! E o melhor é saber que nesses 90 anos milhares de vidas foram salvas pela pregação da Palavra! Que essa obra cresça mais e mais, não só na assembléia, mas em todas as igrejas e em nossos corações!

Anônimo disse...

Realmente foi muito lindo... porém quanto tempo foi destinado para a palavra? quantas almas se renderam a Cristo?

francisconas disse...

Saúdo aos irmãos na Paz do Senhor Jesus! Ebora sendo muito lindo... toda solenidade, infelizmente não passou disso... uma solenidade!!!
Deus não divide sua gloria "com nada nem ninguem"!!! No evangélio de Cristo não ha tempo nem lugar para se fazer apologia a Homens nem a instituições. Mas para glorificar e exaltar o nome de Deus, pregando a sua mensagem para que aja salvação das almas!!!" Quem é Paulo... Quem é Apolo..." Quem é aquela instituição... ou quem é aquela outra!!! São canetas utilizadas por Deus para escrever o seu querer. saiba que a caneta por se só nada pode escrever!!! Na realidade não temos muito para comemorar!!! pois bilhões de pessoas ainda não entregaram suas vidas para o Senhor. Estão no mundo nas mãos do diabo enquanto nós comemoramos festas, ANTES DO TEMPO!!! Pois a nossa verdadeira festa será nas bodas do Cordeiro!!!

Francisco Nascimento

Minas Jornalistas disse...

Primeiramente gostaria de agradecer as mensagens; nesse blog, democrático que é, todos têm direito a expressar sua opinião.

No entanto, cabe-nos, também, a réplica ;), rs..

Concordo plenamente que Deus não dá sua glória a ninguém e que, realmente, a apresentação foi muito demorada não dando tempo pra pregação. Também penso que deveria ter sido mais curta e o foco na Palavra, em si.

Mas falar que o culto de adoração ao Senhor não passou de "solenidade" é limitar o Espírito Santo e o agir de Deus; é, ainda, julgar a intimidade de cada um com Deus. Um culto; o 'tocar de Deus' nas vidas não é feito apenas pela Palavra, mesmo sendo ela a expressão pura d'Ele! Tenho certeza que muitas almas foram tocadas (a começar por uma amiga ainda não evangélica que apenas viu, de fora, as pessoas chegando para o culto; ela nem se quer precisou estar presente) e a semente foi plantada nos corações e a cidade como um todo, com certeza, foi impactada de alguma forma. Deus é soberano; seu agir é infindo!

A começar por mim, posso dizer que Deus falou de maneira grande através dos louvores e da apresentação e pude sentir de maneira grande a presença d'Ele. Não só eu, mas vi muitas pessoas em momento de intimidade com Deus e adoração.

Quanto aos motivos para comemorar, mas uma vez, discordo do querido irmão. A Bíblia diz que há festa no céu por uma alma que se rende a Jesus. E nesses 90 anos muitas almas foram salvas, para a Glória de Deus. Muitas sementes plantadas; a Palavra enviada a diversos países; muitas curas; muitas bênçãos, enfim: as bênçãos de Deus e os motivos pra comemorar não faltam; negar isso é não reconhecer os feitos de Deus.

Reitero que, por falhas humanas, não de planejamento, mas de execução em si, houve muita demora e a pregação ficou sacrificada. No entanto, agradeço a Deus, que é tão infinitamente maravilhoso e, mesmo sem pregador, se fez presente e operou maravilhas! Glórias a Ele por isso!

Fiquem na Paz perfeita de Cristo.
=]

"De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma" 1 Tessalonicenses 1:7,8

Anônimo disse...

Querida irmã Huldyana Paiva, a apz do Senhor Jesus! Primeiro gostaria de lhe pedir descupas, pois acredito ter me espresado mau. Não foi meu desejo menospresar o empenho a determinação das pessoas que contribuiram para q alí existice um bom trabalho para onra do Senhor Jesus!!!
Toda via, o verdaeiro objetivo da vida do crente é ganhar almas com obstinação e ousadia...
Estamos vivendo dias dificeis!!! e dificultamos cada dia mais nos prendendo a liturgias e custumes que não contribuem para o crescimento do reino... Mas sim, para promover homens!!! as muitas almas que infinitamente são pouquicimas foram conquistadas com muita lagrima e com a pregação da palavra de Deus " pois ela é viva e eficaz"!!! a casa do Senhor não é salão de festas!!! e sim!!!" casa de oração". Na casa de Deus não há lugar para exaltar e enaltecer o homem!!! Mas, "toda onra toda gloria é para o Senhor" autor e cosumador de nossas fé!
nem o Senhor Jesus requereu para si reconhecimento quanto Homem. "E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre,...E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus." "É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos."
Como já havia dito não é tempo de comemorações e sim de mujito trabalho com foco na palavra do Senhor q ue é quem vivifica e que liberta." Pois conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"!!!
Quanto as pessoas não crentes que não conseguiram entrar no machadão, agradeço a Deus por isso!! pois não viram a falta de reverencia, de organização!!! De reverencia, quando a palavra de Deus foi ser pregada já não havia 10% do povo de Deus! isso é uma inversão de valor! mas que Deus nos abençoe e nos intru na palavra genuina q traz a vida!!!

Francisco Nascimento

Minas Jornalistas disse...

Acho que o querido não conseguiu compreender exatamente o que eu disse. Em breves palavras vou tentar explicar melhor: Há motivo para comemoração sim, pois, graças a Deus, muitas vidas foram salvas ao longo desses 90 anos e a Palavra de Deus pregada. É o suficiente? Não, pois se não houvesse, ainda, pessoas precisando ouvir a Palavra, não haveria por que a Igreja ainda estar aqui na terra.

Com relação a falta de tempo para a pregação, concordo que ela é o primordial e deveria ter dado tempo suficiente. Havia falta de reverencia? Havia sim, mas eu ou você ou um pastor pode obrigar a alguém a se comportar dignamente num culto? Se o irmão não está firme o suficiente para saber que culto é lugar de exaltar a Deus, cabe-nos orar por ele.

Resumidamente, eu não quis dizer aqui que a comemoração foi perfeita; pelo contrário. Houve erros. Mas eu disse que tenho certeza que meu Deus atuou grandemente e que aquilo não ficou em vão; com certezas vidas foram tocadas. E quis deixar claro também que, se a comemoração não foi exatamente como deveria ser, a culpa é nossa também. Não é papel cristão ficarmos sentados e apontar e julgar.. Nós fomos responsáveis por não ter orado o suficiente ou porque não 'arregaçamos' as mangas e fomos lá contribuir.

Deus foi louvado e engrandecido. Há motivos para comemorar sim. Houve falhas e todos somos responsáveis por elas; julgar, além de pecado, é demonstração de imaturidade espiritual de não perceber nossas responsabilidades.

Agradeço a Deus por tudo e que as falhas que houve sirvam-nos de experiência.

Deus te abençoe, querido.

Fiquem todos na Paz de Jesus Cristo.
:)