quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Religião e Alucinação - Ricardo Gondim (e Mafalda?)

Arte retirada de: Diversitá - Esperando da Vida

"Tenho muita pena dos crédulos. Chego a chorar por mulheres e homens ingênuos; os de semblante triste que lotam as magníficas catedrais, na espera de promessas que nunca se cumprirão. Estou consciente de que não teria sucesso se tentasse alertá-los da armadilha que caíram. A grande maioria inconscientemente repete a lógica sinistra do, “me engana que eu gosto”.

Se pudesse, eu diria a todos que não existe o mundo protegido dos sermões. Só no “País da Alice” é possível viver sem perigo de acidentes, sem possibilidade da frustração, sem contingência e sem risco.

Se pudesse, eu diria que não é verdade que “tudo vai dar certo”. Para muitos (cristãos, inclusive) a vida não “deu certo”. Alguns sucumbiram em campos de concentração, outros nunca saíram da miséria. Mulheres viram seus maridos agonizarem sob tortura. Pais sofreram em cemitérios com a partida prematura dos filhos. Se pudesse, advertiria os simples de que vários filhos de Deus morreram sem nunca ver a promessa se cumprir.

Se pudesse, eu diria que só nos delírios messiânicos dos falsos sacerdotes acontecem milagres aos borbotões. A regularidade da vida requer realismo. Os tetraplégicos vão ter que esperar pelos milagres da medicina - quem sabe, um dia, os experimentos com células tronco consigam regenerar os tecidos nervosos que se partiram. Crianças com Síndrome de Down merecem ser amadas sem a pressão de “terem que ser curadas”. Os amputados não devem esperar que os membros cresçam de volta, mas que a cibernética invente próteses mais eficientes.

Se pudesse, eu diria que só os oportunistas menos escrupulosos prometem riqueza em nome de Deus. Em um país que remunera o capital acima do trabalho, os torneiros mecânicos, os motoristas, os cozinheiros, as enfermeiras, os pedreiros, as professoras, vão ter dificuldade para pagar as despesas básicas da família. Mente quem reduz a religião a um processo mágico que garante ascensão social.

Se pudesse, eu diria que nem tudo tem um propósito. Denunciaria a morte de bebês na Unidade de Terapia Intensiva do hospital público como pecado; portanto, contrária à vontade de Deus. Não permitiria que os teólogos creditassem na conta da Providência o rio que virou esgoto, a floresta incendiada e as favelas que se acumulam na periferia das grandes cidades. Jamais deixaria que se tentasse explicar o acidente automobilístico causado pelo bêbado como uma “vontade permissiva de Deus”.

Se pudesse, eu pediria as pessoas que tentassem viver uma espiritualidade menos alucinatória e mais “pé no chão”. Diria: não adianta querer dourar o mundo com desejos utópicos. Assim como o etíope não muda a cor da pele, não se altera a realidade fechando os olhos e aguardando um paraíso de delícias.

Estou consciente de que não serei ouvido pela grande maioria. Resta-me continuar escrevendo, falando… Pode ser que uns poucos prestem atenção.

Soli Deo Gloria."

Religião e Alucinação - Ricardo Gondim

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda creio na soberania de Deus.

Unknown disse...

Sinto muito por você. Até compreendo o seu sofrimento: a dúvida é parte inseparável da fé. Já estive no lugar dos que creem, já estive no lugar dos que não creem. Hoje, é com muita felicidade e humildade que me vejo novamente entre os que têm fé, muita fé. A existência de Deus não é para ser pensada, refletida, argumentada. A presença de Deus é sentida, no mais profundo e íntimo de nossa existência. Eu o sinto habitando em mim. E desejo muito que um dia você possa sentir a paz e a alegria que esse contato nos dá. Espero ainda que você possa sentir o amor e a paz de Cristo sem precisar sofrer muito. Sim, porque é, principalmente, no sofrimento que mais nos aproximamos do amor de Deus.

Anônimo disse...

Amigo, sua missão é árdua, pois como diz o ditado, "a verdade dói",porém incentivo v. a continuar pois Cristo já disse, "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."
Verdade da palavra,da atituda, de uma boa conduta, verdade do amor ao proximo, e não de desejo por tesouros materiais nem tão pouco imunidade contra as maselas desta vida, ou a esperença de que algo vai cair do céu.
Pessoas ingênuas, preguisosas e anbiciosas caem nas armadilhas dos mescenarios.
É bem mais fácil acreditar que "um milagre vai acontecer,(como se você fosse melhor que os outros), doque ir á luta conciente de que pode dar certo mais pode não dar.
Só assim posso culpar Deus ou a igreja pelo meu fracasso.Quem acredita realmente em Deus sabe amar a vida mesmo que éla não saia exatamente como seu coração enganoso deseja, e vai a luta.
Parabens amigo.

Anônimo disse...

Mandei menssagem acima como anonimo porque não tenho conta no google mas meu e-mail é lerutt@hotmail.com