sábado, 14 de março de 2009

Os Caminhos de Deus

Li o artigo em questão originalmente no site http://zedek.us/?page_id=55, em inglês, mas achei relevante traduzí-lo...

Então, segue-se...

Os Caminhos de Deus

"A Bíblia nos ensina que os caminhos de Deus são os da justiça e misericórdia. Toda a Escritura descreve e define esses ideias. Uma figura clara é pintada por Jeremias.

1 Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei.

2 E ainda que digam: Vive o SENHOR, de certo falsamente juram.

3 Ah SENHOR, porventura não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar.

4 Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus.

5 Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras. (Jeremias 5:1-5)


Essa é a descrição de Deus acerca de Sua nação santa logo antes de serem conquistados pela Babilônia por volta de 600 antes de Cristo. Ele pediu a Jeremias que buscasse em Jerusalém para ver se lá havia alguém que praticasse a justiça e buscasse a verdade. Jeremias acreditou que acharia quem o fizesse, mas logo descobriu que todos se recusavam a se arrepender de seus pecados e tinham "rompido as ataduras", os limites dos requerimentos de Deus, até mesmo os "grandes" líderes da nação. De fato, a maior parte da Bíblia mostra homens fugindo da justiça de Deus. Apenas alguns correm em direção a Ela, os Davis e Moisés da Bíblia, os "conquistadores" de Deus.

Perceba na passagem acima que Jeremias define os caminhos do Senhor no verso 4. Davi diz no Salmo 103:7, "Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel." Através das eras Deus tem seguido esse padrão. Somente Seus "conquistadores" conhecem Seus caminhos. O resto permanece satisfeito em ver ou participar de Seus feitos, ou ao menos, de atos espirituais que acreditam vir do Senhor. A maior parte do povo de Deus encherga apenas os atos físicos ou milagres de Deus; eles não entendem Seus pensamentos ou caminhos. Isso explica a razão das pessoas constantemente se perderem/desviarem. Eles não tem convicção interna ou entendimento de por quê Deus faz o que Ele faz ou do que eles mesmos devem fazer. Davi contempla, "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti." (Salmos 32:8-9) Esse escrito nos ensina que temos que ir além da dependência de calafrios, sentimentos, ouro que cai do céu, "risada santa", e inúmeras outras "manifestações" do Espírito se quisermos entender os caminhos do Senhor. Entender Seus caminhos não tem nada a ver com "sentir" Sua presença.

A maior parte dos Cristãos não sabem o que fazer ou como agir se não virem sinais, maravilhas, e milagres que possam atribuir a Deus. Infelizmente, por sempre procurarem por sinais e maravilhas, estão mais suscetíveis a serem enganados por espíritos malignos mentirosos. Isso leva muitos a confundirem bem com mal e mal com bem. Miquéias avisa, "E disse Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não é a vós que pertence saber o juízo? A vós que odiais o bem, e amais o mal..." (Miquéias 3:1-2). Hoje, a Igreja é o Israel do Senhor, e esse aviso se aplica a todos nós. Os Cristãos agora estão na mesma situação dos Judeus quando da primeira vinda de Jesus. Suas palavras para os Judeus, "E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer, Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas", agoram se aplicam a todos nós Cristãos. (Lucas 11:29)

As Escrituras proféticas avisam que nos últimos dias Deus irá até mandar um espírito de engano para confundir o povo por se recurasem a amar a verdade. Vejam 2 Tessalonicenses 2:1-12. Este é um aviso sóbrio que precisa ser levado a sério. Cristão após Cristão tem seguido espíritos de engano nos últimos dois milênios após a ressureição de Cristo, mas parece que esse engano tem aumentado dramaticamente nos últimos trinta anos. Eu não fui imune à sua influência. Tive que lutar pela fé e continuo a fazê-lo. Ainda assim, sei que a verdade existe, conheço o autor da verdade, e amo a verdade. Deus me guardará do erro que leva à morte, de ser mergulhado no Lago de Fogo. A mesma promessa se aplica a você se você ama a verdade.

Isaías declara, "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8-9) Mas, Deus não quer que nossos pensamentos continuem distantes dEle. Ele nos deu as Escrituras para que possamos aprender Seus caminhos e seguir Seus pensamentos. A vinda de Cristo se trata de pegar a Lei de Deus, que antes foi escrita na pedra, e agora escrevê-la em corações de carne. Vejam 2 Coríntios 3:3 e Heberus 8:10 e 10:16. Hoje, é claro, vemos que a maior parte destes que se chamam Cristãos, abandonaram completamente qualquer pretensão de seguir a Lei do Senhor, até mesmo as leis e ensinamentos reiterados no Novo Testamento. Os Cristãos chegaram a um ponto em que eles não acreditam mais nem em pecado. Eles acham que por Jesus ter retirado as ordenanças que eram contra nós (Colossences 2:14), isso significa que Jesus acabou com o pecado. Isso não é verdade. Os Cristãos muitas vezes permanecem se auto-enganando em sua "fé". As pessoas ainda pecam por desobecer os mandamentos do Senhor e ainda precisam se arrepender de seus pecados. A penalidade do pecado só é removida quando "obedecemos" o Evangelho, e nós precisamos aprender o que isso significa. Entender o Evangelho é aprender os caminhos de Deus.

E quais são os caminhos de Deus? "Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus." O caminho do Senhor é o caminho da justiça. Versões diferentes da Bíblia usam diferentes palavras como juízo, julgamento, e lei, mas o significado é o mesmo. "Caminho" do Senhor, se refere à Sua justiça ou lei, que é a forma de Deus relatar para a humanidade Suas expectativas quanto à forma como os homens devem tratar um ao outro. A Bíblia inteira revela exatamente o que isto significa. Jesus resumiu tudo em dois grandes mandamentos, amar a Deus e amar aos homens. Ele disse que toda a Lei e os profetas exemplificavam o que isto significava. Agora é o tempo para entendermos os caminhos de Deus, os caminhos da justiça e misericórdia."


Lembrando, o texto não é "a verdade", cada um que leia e retenha o que achar bom.

Quem quiser, sinta-se a vontade para discutir o texto em questão no Fórum Três+Um .

Soli Deo Gloria

Um comentário:

PAULÃO disse...

Is 55.8 - Se os pensamentos de Deus fossem iguais ao dos homens ele não seria Deus.

Os pnsamentos dEle são mais elevados que os nossos e sempre hão de ser. Glória, pois a Ele.