segunda-feira, 30 de março de 2009

Bloco de Notas: 1 Samuel 30

Ok, para começar, vamos explicar o que é o "Bloco de Notas".

Se trata de um novo sub-fórum do Três+Um, que tem por princípio a idéia de compartilhar aquelas anotações que você faz em seu caderninho ou diário sobre sua leitura bíblica, aquelas coisas que você risca na Bíblia e faz uma observação...

Compartilhar sua visão sobre sua leitura da Palavra.

Então, para começar, com um português bem crú (ou talvez, internetês) e sem qualquer revisão, vão minhas notas sobre o capítulo 30 do livro de 1 Samuel:
"Nesse capítulo, depois de uma viagem de 3 dias, Davi e sua "turma" chegam de volta à Ziclague, cidade que fora dada à Davi por Aquis, e, quando lá chegaram, encontraram a cidade saqueada... Os amalequitas fizeram "o rapa" e ainda levaram as mulheres e as crianças cativos...

Diante disso, o povo pensou até em apedrejar Davi... E aí vem aquelas coisas que a gente lê mas não se toca muito bem. Pq a Bíblia se importaria em narrar as derrotas e maus momentos de seus heróis? Acontece que, Davi era tão humano quanto eu e você e também estava suscetível de passar por esse tipo de situação. Como acabou passando.

E aí, além da lição de "humanidade", vem também uma lição sobre relacionamento com Deus... Davi chora, como é HUMANO chorar, Davi sofre, como é humano sofrer, mas ele não é burro. Ele após sofrer como humano, não fica "roendo" como um "emo" e vai é consultar o Senhor sobre o que fazer.

E é claro, Deus responde. E Davi confia. E assim sendo, Davi consegue a vitória, e recupera tudo e mais um pouco.

Temos que ter a mesma mentalidade. Somos humanos... É natural errar, passar por provações, sofrer, chorar, ser acusado...

Tem gente que acha que quem passa por isso é pq tá em pecado, caiu em desfavor com Deus, não presta, etc etc...

Mas tudo isso pode acontecer com qualquer humano. É apenas natural. Estamos falando do "homem segundo o coração de Deus" aqui, só pra lembrar.

Mas, não é pra apenas sofrer e ficar choramingando... É pra buscar o auxílio e orientação que vem do alto e alcançar a vitória pelo Senhor, que nos resgata e protege =)

Por fim, há uma briguinha entre os seguidores de Davi pq dos 600 homens que ele tinha, só 400 lutaram, os outros 200 ficaram com a bagagem, e aí, os 400 não querem compartilhar o "espólio" com os 200, mas...

Outra lição.

Davi SABE que a vitória não foi dele e dos 400 que estavam com Ele, mas sim do Senhor, que os deu a vitória, então, eles não podem pensar que tem qualquer direito a mais que os outros... Davi diz que todos os 600 tem direitos iguais.

Isso é tanto humildade, quanto amor.

Vale aprender."
Então, eu faço o convite...

Se quiser comentar sobre essa minha leitura em específico, sinta-se a vontade para o fazer, seja aqui ou no tópico específico no fórum.

E, venha compartilhar sua leitura comigo e com os outros também! Venha escrever no nosso Bloco de Notas =)

Soli Deo Gloria! Fiquem na Paz!

Nenhum comentário: