terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dor

Poda, de Fbarella

"Um homem pode realizar grandes feitos e deter uma enorme quantidade de conhecimentos, e ainda assim não ter nenhuma compreensão de si mesmo. Mas o sofrimento faz um homem olhar para dentro de si. Se isso acontecer, então lá, dentro de si, está o começo de sua aprendizagem"

SØren Kierkegaard

Uma das doenças mais antigas de que a humanidade guarda registro é a lepra. Desde tempos imemoriáveis ela já assolava a humanidade, causando sofrimento, isolamento, desespero, pranto.

O que a maioria das pessoas não sabe é qual o grande problema da Lepra...

O maior problema da Lepra é que ela age no sistema nervoso, nos tornando insensíveis a pressão, variações de temperatura... nos tornando insensíveis a dor.

A sabedoria popular tem uma frase que diz que "a grama do vizinho sempre é mais verde"...

E, nós costumamos viver com esse tipo de pensamento quando o assunto é dor. É comum, quando estamos sofrendo, pensarmos que os outros não compreendem, que ninguém pode dizer nada por quê não estão passando pelo mesmo que nós, ou, até mesmo desejar que os outros sofram as mesmas dores, ou ainda, trocar de lugar com alguém, passar a nossa dor adiante, "passar a cruz pra outro".

Mas será que é assim que deveríamos lidar com a dor?

Realmente Senhor, somos muito ingratos. E cegos.

A dor pode ser uma benção.

Sim, uma benção.

Vamos refletir na Lepra, sim?

Nós vivemos querendo nos livrar da dor, mas, como são aqueles que são privados dela?

O Dr. Paul Brand nos relata o seguinte caso...

"... eu me lembro de ter visto uma vítima de lepra torcer o tornozelo sem cair. O paciente pisou em uma pedra solta, torceu seu tornozelo completamente, de tal forma que a sola do pé ficou apontando para dentro, e seguiu em frente sem mancar. Ele nem mesmo olhou para o pé que tinha acabado de danificar irreparavelmente, ao romper o ligamento lateral! Faltava-lhe a proteção da dor. Depois disso, sem a sustentação do ligamento que tinha sido rompido, ele torceu o tornozelo repetidas vezes. E, por causa de complicações maiores, acabou por ter de amputar a perna."

A dor, seja física ou psíquica, via de regra é um sinal de que algo está errado, e, muitas vezes, precisa mudar.

Sem esse sinal, não vamos atentar para o problema em questão, e ele não somente não será resolvido como tende a piorar...

Quantas vezes você já não chingou o vento quando sentiu dor ao topar com a quina da cama, ou a perna da mesa? Agora eu te pergunto: não é melhor sentir essa dorzinha que te diz pra prestar mais atenção do que não sentir dor e sair topando em tudo a esmo até acabar tendo que amputar a perna (ou ter ela amputada naturalmente) como o paciente acima descrito?

A dor nos ensina a sobreviver. Nos alerta dos riscos, nos mostra o que precisa mudar. Nos ensina a não repetir erros. Em geral, se aprendemos a lidar com ela, nos torna "melhores".

Creio que todos sabem o quão sábio foi Salomão...

Eis o que o mesmo dizia:

Eclesiastes 7:3
"Melhor é a mágoa do que o riso, porque a tristeza do rosto torna melhor o coração"

Me lembro de outra máxima popular, a qual eu até mesmo aderi como um "lema" pra vida...
"Aquilo que não me mata, me fortalece."

Acho que Salomão e o "povo" até que compartilhavam de um pouco da mesma linha de raciocínio...

Outro ponto muito interessante, é que Deus nos conhece... Ele sabe o que podemos suportar ou não, a exemplo de 1 Coríntios 10:13, que diz que "não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."

Deus não vai permtir que você passe por qualquer tribulação insuportável. Ele te ama. Ele quer o seu melhor...

João 15:1-2
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto."


Um galho se limpa sendo podado. Tendo folhas arrancadas, sendo cortado. Um processo por certo doloroso... Mas, visando uma melhora.

Também nós não cortamos as pontas dos cabelos quando desejamos que cresçam?

Então amados, temos que saber lidar com a dor. Até sermos gratos por ela... A dor, quando não está nos salvando da morte certa, muitas vezes nos dá a oportunidade de crescer. "Paradoxalmente", a dor pode ser ser motivo de alegria!

Romanos 5:1-5
"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."

Mas se a dor é algo tão bom assim, talvez não fosse melhor até sentirmos mais dor?

O Dr. Paul Brand também se questionou sobre isso...

"Conforme estudo a dor por todo o corpo humano, adquiro um profundo respeito pela sabedoria do Criador. Eu poderia algumas vezes desejar que a mucosa da traquéia fosse ainda mais sensível à irritação. Dessa forma, provocando mais dor e tosses, ela faria com que a fumaça do cigarro, que destrói os pulmões, fosse intolerável. Mas será que os humanos poderiam sobreviver com uma traquéia hiper-sensível em uma tempestade de areia ou em meio à fumaça de nosso moderno ambiente poluído?"

Voltamos a 1 Coríntios 10:13...

O Senhor sabe o que podemos suportar. Ele sabe até onde cortar o galho. Confiemos n'Ele =)

Por fim amados, lembremos que nosso Senhor é um Deus de amor e consolador...

Ele não está com os olhos fechados para as suas dores e sofrimentos...

2 Coríntios 1:3-7
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também
é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.

Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos; e a
nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação."

E, se entendemos que a dor faz parte de um processo de "aperfeiçoamento", podemos então deduzir que quando atingirmos a perfeição, a dor já não será mais necessária...

E assim, entende o Senhor, que já nos preparou descanso...

Apocalipse 21:1-7
"E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.


E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas
."


Amados, temos que passar a enchergar as coisas com os olhos do Senhor, confiando que Ele é sábio em todos os seus atos, até mesmo naqueles que nos machucam...

Temos que parar de ver a dor como inimiga, e pensar no que de bom podemos tirar dela. Temos que parar de reclamar e começar a melhorar.

Aprendamos a lidar com a dor, não somente para que não morramos e melhoremos, mas também para que não nos frustremos ou até desafiemos o próprio Deus...

Muito obrigado Deus meu.

Muito obrigado por tudo meu Senhor...

Até pela dor.

E não esqueçamos da promessa...

Nas palavras do pessoal do Atmosfera de Adoração...

"Tu és a Majestade
E todos se prostrarão
Pois Tu és Senhor
O único Libertador
Que sara as feridas
E tira toda a dor
Tu és Jesus
O Filho do Deus vivo
Que venceu a morte
E pra sempre reinará
Pois Tu és Senhor
O único Libertador
Que sara as feridas
E tira toda a dor"

Atmosfera de Adoração - Desejado das Nações


Fiquem com o Pai, amados.

Que vocês se lembrem d'Ele em meio à dor.

3 comentários:

JOVENS RESTAURADOS!! disse...

Nossa Heber, voltou mais cheio do Espirito do que nunca hein...

Continue assim...mostrando uq Deus tem te mostrado, parabens pelo texto...e Glória a DEUS!!

Valew irmao por compartilhar do seu entendimento!!

É de mais cristãos realistas que precisamos!! De pessoas comuns para fazer a obra de DEUS, e mostrar que todos que se dispuserem são chamados para marcar uma geração com os cravos de Cristo buscando a recompensa da vida eterna!!

Abraçao!!Querido te amo em Cristo...

... disse...

Hey!
Faz um tempo que não passava por aqui; devido a "dores" kkkkk e qunado volto me deparo com isso, e é bem engraçado porque acabo de ler o post mas recente de uma amiga e irmã do blog chamado Por ELe, tem lá no meu se quiser ver...(o link do blog) e fala justamente sobre isso tb, é bom que veja tb...
e lá comentei algo que vou comentar aki tb:
SOZO!!!!!! Nosso Deus é perfeito, Ele é mais do que merecedor de toda nossa confiança! bjokas a todos vcs queridos!
Amplexos!
RÊ.

Minas Jornalistas disse...

Excelente texto, amiguinho!
A dor é o instrumento pelo qual o Senhor nos faz mais parecidos com Ele; através dela somos aperfeiçoados e, por mais que não seja fácil, é bênção de Deus que nos ama tanto que nos faz melhores a cada dia.

Glória a Deus!
Obrigada, meu Salvador.. por toda dor.. por todo aprendizado.

Fiquem na Paz.
=]