segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desabafo - Sobre defesas

Olá.

Antes de começar, quero desejar que a Paz do Senhor seja com você, que está lendo este post. Digo isso não por jargão ou mero clichê, mas porque eu sei como é difícil e duro viver uma vida sem esta Paz, e realmente a desejo para mim e para você.

Qualquer pessoa que leia este blog pode perceber que sua atividade e número de posts tem caído com o tempo, o que pode ser considerado um triste fato ou algo normal, uma parte da vida.

Este post não é um indicador de que o blog retome o mesmo nível de atividades que um dia teve, mas, é um novo post ainda assim, e eu peço que você ache em seu coração a disposição e a paciência para o ler...

Para aqueles que não me conhecem, um breve resumo da minha história:

Nascido em berço evangélico, família de pastores, pai professor do Discipulado na Assembléia de Deus.

Ativo na Igreja até os 15 anos de idade.

Decepção com o que entendia ser a hipocrisia da "igreja".

Afastamento.

Dentre outras coisas, confrontado por Deus de que essa "hipocrisia" não existia apenas na igreja, mas em todo o mundo, e especialmente FORA da igreja, a começar por mim.

Volta à igreja em 2007, então com 20 anos.

Criação de laços, crescimento, e um encontro genuíno com Deus em 2008, que fora o melhor, e ao mesmo tempo o pior ano da minha vida.

Eu poderia dizer que experimentei o "primeiro amor" no ano de 2008. Tive meses excelentes, de busca constante, mudança "radical", crescimento, amadurecimento, experiências, testemunhos, e etc.

Mas, ainda em 2008, quando o ano já chegava ao fim, passei por uma "fase de Jó" em que absolutamente nada deu certo na minha vida.

Foi muita dor.

Dessa experiência, tive a confirmação de que Deus DE FATO não nos abandona e permanece Fiel.

E desde já, digo, ache consolo nisso.

Deus é Fiel, e isso também não é mero jargão.

O terrível fim de 2008 foi seguido por um começo de 2009 de busca intensa, e de mais crescimento, um período bom, que trouxe novas mudanças e novos começos.

Mas as coisas ainda assim já não eram as mesmas...

O intuito deste post é um desabafo, uma exposição pessoal de confrontos atuais, que eu espero possa servir para o crescimento de mais alguém além de mim.

Meu "primeiro amor" morreu em 2008.

Tenho percebido que após as feridas daquele ano (e outras ainda mais antigas), se sucederam outras tantas, e que essas cada vez mais tem colaborado para endurecer meu coração...

E eu não sei quantos de vocês, leitores, internautas, blogueiros, twitteiros, talvez estejam na mesma situação.

Mas, eu sei que não estou só.

Basta olhar os blogs, os perfis de orkut, as mensagens de twitter, que facilmente percebe-se uma tendência cada vez maior de se falar em apologética por exemplo.

Apologética, defesa da fé.

Não é ruim, é algo excelente! É bíblico, e dever cristão.

É algo que eu tenho lido bastante, e participado de discussões sobre...

Mas hoje, enquanto lia o Evangelho segundo João, percebi que Jesus fora contrariado por muitas pessoas... Estudiosos de sua época. Pessoas cheias de conhecimento, mas que tinham grande dificuldade em crer e receber algo que fosse diferente daquilo que já viviam e conheciam e que já haviam visto inúmeros auto-proclamados messias.

E então me perguntei:

Se Jesus vivesse hoje, eu O seguiria?

Novamente, por mais comum que seja a pergunta, não a faço por mera repetição, mas porque me abalou profundamente.

A resposta é que provavelmente não, eu não reconheceria em Jesus, o Cristo.

Irmãos, eu luto MUITO contra regrinhas.

Eu vivo dizendo para as pessoas não criarem regras e leis que não estão na Bíblia, para não aprisionarem as pessoas, que Cristo veio para trazer liberdade...

Mas a verdade, é que eu criei minhas próprias regras.

E que muito possivelmente, Jesus não se encaixaria nelas.

E é aí que entra o exemplo da Apologética.

A Bíblia fala, em Mateus 24:12, que por se multiplicar a iniquidade, o pecado, o amor de muitos se esfriará.

É fácil entender isso.

Se pecam contra você, você se machuca, se você se machuca, tem dificuldade em querer o bem daquela pessoa ou no mínimo vai buscar uma forma de se proteger e garantir que você não possa ser machucado da mesma maneira...

Apologética. Defesa da fé.

Ou será que muitas vezes não é mera fachada para "minhas defesas"?

Quero repetir, a Apologética é um estudo válido e um dever cristão.

Não é disso que falo, mas sim da forma como as vezes nos valemos de uma SUPOSTA apologética como mero mecanismo de defesa.

Praticamente todo mundo já se machucou dentro de uma igreja.

São profetadas não cumpridas, imposições de irmãos, falsidade, hipocrisia, mentiras, pesos, cobranças.

"Heresias".

Ou, é debaixo desse nome que "jogamos" todas essas coisas.

Falando sobre mim...

Eu fui muito ferido dentro da igreja, e por meus irmãos.

E o que agora percebo é que esta tem sido a minha resposta...

Se eu vi profecias "furadas", ainda que não tenham sido comigo:

"Precisamos analizar as profecias com muito cuidado! Precisamos saber manter um pé atrás! Como é a vida desse irmão que está falando? Será que a teologia dele é correta?" E o mesmo se aplica para sonhos ou qualquer espécie de "revelação".

E isso é só um exemplo.

Desse tipo de postura, tenho percebido que não somente minha fé tem se enfraquecido como tenho julgado irmãos que já conheço, e tido préconceito com vários que não conheço diante de qualquer indício de "erro teológico" ou "infantilidade pentecostal", prejudicando minha comunhão e me tirando até mesmo oportunidades de ser abençoado pela Palavra sendo exposta e revelada por pessoas que sim, podem ter errado alguma vez na vida (e provavelmente vão continuar errando, por serem humanos), mas que Deus usa ainda assim.

O que percebo agora é que conforme foram se acumulando as feridas, muitas vezes, meu suposto estudo da Palavra tem sido não para conhecer mais a Deus, mas sim para mais facilmente identificar os "erros teológicos" dos outros, e assim, encontrar mais formas de me proteger de possíveis machucados e decepções.

É, ler a Bíblia pode sim ser ferramenta de separação e fruto de egoísmo. E medo.

Percebo que essa postura não tem me trazido os benefícios que supostamente deveria trazer.

Ela não tem me impedido de me machucar, e só tem esfriado meu relacionamento com Deus, me isolado das pessoas e me roubado oportunidades.

Graças a Deus, Ele é misericordioso para corrigir a quem ama...

E novamente, ache consolo nisso irmão.

Não é tarde demais para mim.

Não precisa ser tarde demais para você.

Nós, eu e você, precisamos conhecer a Palavra. Nós precisamos ser "obreiros aprovados que manejam bem a Palavra da Verdade" (2Tm 2:15). Mas, isso não significa estar numa luta contra tudo e todos, taxando tudo de heresia e tratando as pessoas que cometem qualquer erro como inimigas.

Um irmão que errou com você não é um inimigo.

É um irmão.

E ainda que existam doutrinas, teologias, idéias, que precisam ser combatidas, temos que combater estas, e não as vidas que as proclamam e defendem.

Temos que amar estas vidas.

E se você realmente conhece a "Palavra da Verdade", como você deve supor conhecer, e como eu acho que conheço, então você também conhece a passagem que diz que "dos ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus, é esperado que sejam encontrados fiéis" (1Co 4:1-2), e você inclusive provavelmente já a usou como desculpa para não dar crédito a alguém. Mas será que nós, eu e você, somos esses ministros fiéis?

Será que temos crido naquilo que Deus pede que creiamos?

Será que temos perdoado, como Deus pede que perdoemos?

Será que temos sido luz, como Deus pede que sejamos?

Será que temos amado aquilo que Deus ama?

Ou, será que temos é pago o mal com o mal e contribuído para que o mal que nos foi infligido não pare em nós, mas seja infligido também a outros?

Temos sido despenseiros da Graça e Mistérios de Deus, ou despenseiros de medo, desânimo, ceticismo, escárnio, e assim por diante?

Será que temos sido mais Saulo do que Paulo?

Se pergunte, nas conversas que você tem tido parte, como você tem contribuído?

As pessoas, após conversarem com você, tem saído edificadas ou meramente assustadas ou machucadas? (E as que concordam com você, será que é porque você está certo ou apenas elas estão tão erradas quanto você?)

Percebo agora que em algum momento no meio do caminho, de 2009 pra cá, eu me tornei menos parecido com Cristo do que eu era, ao invés de mais.

E é hora de corrigir isso.

Eu peço a Deus, neste instante, para que restaure a nossa fé irmão. A minha e a sua.

Eu peço a Deus que restaure o nosso amor.

Eu peço a Deus que nos ajude a nos unir em torno daquilo que somos semelhantes ao invés de nos separarmos por conta das diferenças, e que esta semelhança seja a fé e dependência em Jesus Cristo.

Eu peço a Deus que cure toda ferida e acabe com todo trauma.

Eu peço a Deus que sejamos mais vulneráveis, e portanto, mais abertos.

Eu peço a Deus que nós nos preocupemos mais em amar do que nos defender.

E convido você a fazer o mesmo.

Que nossos blogs, twitters, sites, comunidades de orkut, atos, palavras, vidas, sirvam mais para falar de amor, graça, esperança, e fé, do que para lutar com inimigos reais e imaginários.

Que Deus os abençoe, e que seus corações possam estar nas mãos carinhosas d'Ele, onde é o lugar mais seguro para se repousar.

Soli Deo Gloria.



6 comentários:

Anônimo disse...

Deus te abençõe me irmão, creia que Deus tem t usado na vida t todos aqueles que se deparam com essas palvras de exortação. essa palavra tocou-me... obg!!!!

Anônimo disse...

O senhor é contigo. Grandes coisas do Pai estão preparadas para você.

Srta. Pinheiro disse...

Obrigada. Mesmo, mesmo.

Hygor disse...

Meu jovem.. você falou tudo aquilo que eu também estou passando.. e eu pensei nisso tudo um dia desses.. precisamos conversar mais jovem.. estou desse mesmo jeito e preciso mudar.. estou cético demais pro meu gosto..

Deus abençoe, fui muito edificado.

naya rocha disse...

deuu com forçaaa Binho...

Felipe Gameleira disse...

Hebiiim,

Tenho passado por isso, também. O SENHOR falou comigo durante a leitura deste post; eu preciso mudar!

Que Ele continue te abençoando, brother (:

Feliz Natal atrasado!