sábado, 21 de agosto de 2010

Grão de mostarda


Oi?!

Vocês já viram um grão de mostarda? Pois é, eu também nunca tinha visto um "pessoalmente". Mas, recentemente, ganhei um de presente. Ele é minúsculo, redondinho, durinho e exatamente da cor do molho de mostarda (por que será?).

Quem me deu disse que era para que eu me lembrasse todos os dias o quão pequena é esta semente e lembrasse, também, da Palavra na qual diz que se nossa fé for do tamanho de um grão de mostarda, poderemos fazer grandes coisas.

"E disse o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a essa amendoeira: Desarraiga-te daqui, e planta-te no mar; e ela vos obedeceria."
Lucas 17:06

Chegou em boa hora. Tem coisas que a gente sabe mas acaba deixando de lado, não vivenciando, em virtude de diversos fatores que aqui não importam relatar. Entretanto, quando falamos em fé, é intrínseca a ela a condição de existência não importando as circunstâncias ou motivos.

Ora, a fé só existe de verdade se o objeto no qual você acredita não está visível aos seus olhos, se aquilo que você almeja ou espera não está em suas mãos. Quem precisa acreditar que um pássaro pode voar se basta olhar ao redor e os ver por toda a parte voando? Para isso não é necessário a fé; basta a razão.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem."
Hebreu 11:1

"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para a salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé."
Hebreus 11:7

A fé é um instrumento essencial na vida do cristão. Primeiramente, ela é o "escape" dado a nós por Deus para que não nos desesperemos diante dos problemas, tendo a certeza que Aquele a quem entregamos nossa vida a tem na palma de suas mãos; Ele nunca perdeu o controle; nEle esperamos e confiamos; independente das circunstâncias.
E como um processo cíclico e contínuo, através da nossa fé, esse "escape", adoramos e agradamos a Deus pelo fato de confiarmos inteiramente nEle.

"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."
Hebreu 11:6

"Mas o justo viverá da fé; E se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele."
Hebreu 10:38

Eu sei que você pode estar pensando agora que é fácil falar o difícil é fazer. Bem, fácil não é. Nossa natureza humana pecaminosa é tendencialmente imediatista e necessita do palpável, de "ver para crer". Mas Deus é misericordioso, Ele explicou como a gente faz para conseguir.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."
Romanos 10:17

Quando tudo vai bem, quando tudo está dando certo você não vai precisar por sua fé em ação. Nos momentos difíceis, quando tudo a sua volta parece ser um enorme buraco negro e quando parece que Deus não está nos ouvindo, esse é o momento de fechar os olhos, ignorar a razão e as aparências e dizer: "Deus, eu posso não estar vendo, sentindo e nem mesmo com muita força para acreditar que tu estás trabalhando e fazendo o melhor por mim. Mas eu escolho confiar em ti. Dê-me forças para que eu rompa com minhas tendências falhas e nunca deixe de confiar em ti. Resolve por mim."

Nós sempre temos uma escolha. Mas Ele sempre nos mostra a melhor delas. Ele nos mostra que a melhor escolha é confiar. As vezes penso como deve ser desesperador não ter Deus na sua vida e não ter em quem esperar, não ter o conforto e a certeza da real felicidade. Graças a Ele que nos dá isso.

"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, ²¹A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém."
Efésios 3:20,21

Que o Senhor continue nos abençoando e guiando.

Um comentário:

Héber Lima disse...

Amém Dydy! As vezes nós não precisamos aprender coisas novas, mas apenas relembrar daquilo que realmente importa e é verdadeiro. Confiar em Deus, ter fé, muitas vezes é uma dessas coisas "óbvias" que nós tendemos a esquecer, mas que precisamos é nos lembrar a cada momento. Nós precisamos "viver" pela fé. Gostei muito da idéia de ter um grão de mostarda :P Tou pensando em fazer um pingente com um pra carregar comigo e usar como "memorial" :)