quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

"Eu escolhi esperar"?

‎"Eu escolhi esperar"?

Pois já passou da hora! Seu coração já devia estar entregue...

Perdoando a brincadeira, passemos à reflexão (aos que tiverem a paciência e disposição):

O interessante sobre vontades alheias é isso: Elas são alheias. Você não tem poder sobre elas.

Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. (Romanos 9:15-16)

Já o negócio com relação a Deus é que Ele é justo. Sua vontade é boa perfeita e agradável. Assim, as suas escolhas, ainda que possam nos parecer arbitrárias, são sempre corretas e boas.

Mas as pessoas... as pessoas são outros quinhentos.

Um funcionário às vezes dá o seu melhor, sua e sangra pela empresa. Mas seu chefe tem uma arbitrariedade própria. Talvez esse funcionário nunca receba o que mereça.

E isso é só um exemplo. Todo relacionamento é assim. O que uma das partes faz, não vincula a outra. Não necessariamente há "justiça" ou "equilíbrio" em relacionamentos (ainda que seja o ideal).

Então, vale a pena dar o seu melhor por coisas tão incertas quanto as que envolvem pessoas? Porque não lidar apenas com máquinas, que são programadas e previsíveis, nos dando a resposta que esperamos em face das nossas ações?

Porque é o certo. Dói, mas é o correto.

Deus deu o Seu melhor por nós, e desde então, inúmeros homens sábios, tem dado sua vida em gratidão a Deus, e conclamado outros a fazerem o mesmo.

Não necessariamente virando "mártires", mas simplesmente vivendo a vida de forma tal que, em tudo que façamos, o façamos como que para Deus.

Seu chefe é injusto? Faça como para Deus. Seus pais são intransigentes? Faça como para Deus. Seu namorado não te dá o devido valor? Faça como para Deus.

Ele já fez o suficiente por todos. Por mais que seja difícil ver...

As únicas proteções que nos restam, se realmente desejamos viver tal ideal, são:

a) Saber em que "fria" entrar: Todo humano é falho, todo relacionamento humano inevitavelmente vai ser falho. A participação de algumas pessoas em nossas vidas, e os relacionamentos que destas decorrem, podem ser inevitáveis. A esses, só nos cabe honrar. Todavia, algumas outras pessoas, alguns outros relacionamentos, nós que escolhemos entrar ou não... E aí mora a prudência, o cuidado. Cada um exerça a sabedoria, e se não a tem, peça a Deus, que a dá com liberalidade. Mas nunca deixemos de ter tal cuidado. Busquemos conhecer e entender nossas limitações para não nos comprometer com aquilo que sabemos que não conseguiremos honrar. (Até porque, a Bíblia bem nos ensina, não devemos jurar por nada, pois o nosso SIM, deve ser SIM, nosso NÃO, deve ser NÃO, pois o que passa disso, vem daquele que é diametralmente oposto a tudo que Deus significa. Deus, é "homem" de palavra, e somos chamados a ser o mesmo.)

JAMAIS se comprometa com o que você não pode arcar, você vai se machucar, e pior, machucará outros.

b) Depositar o coração no lugar certo: Invariavelmente, todas as pessoas com que nos relacionamos entram em nossos corações, e lá, ocupam diferentes espaços, em proporcionalidade à importância que damos a estas. E isso nos faz vulneráveis. Quão maior espaço alguém ou algo ocupar em seu coração, maior influência exerce sobre você. Seja para bem, ou mal. Quão mais vulnerável você for a tal pessoa, maior alegria ela poderá te trazer, assim como maior dor.

Como já dito, é necessário ter muita sabedoria na hora de determinar quem ocupa que espaços em nossa vida. E mesmo assim, isso não nos torna imunes à imprevisibilidade humana. Para criaturas temporais, as coisas estão sempre em constante mudança.

O melhor a fazer então, é buscar algo, ou melhor, alguém, imutável e perfeito para ocupar o "trono" dos nossos corações.

Deus.

Deus não muda. É o mesmo ontem, hoje e eternamente.
Deus não morre. Ninguém nem nada pode o roubar de você.
Deus é perfeitamente bom. Deus jamais te fará mal.

E, Deus é o único que merece tal posição de qualquer forma. Ele é o único que nos ama de forma TOTALMENTE incondicional, e o único que merece TODA nossa devoção.

E você não estará fazendo um "mal" ao seu relacionamento com isso, nem mesmo ao seu casamento ou o que quer que seja.

Sim, a melhor coisa para o seu cônjuge, par romântico, e assim por diante, é que você ame e se relacione mais intensamente com Deus, do que com essa pessoa. É melhor para ela.

Essa pessoa jamais irá suprir suas carências, jamais vai ser "suficiente" para você. Se você colocar sob uma pessoa, humana, o peso de suprir suas necessidades...

Você vai se decepcionar.

Você tornará esse relacionamento frágil, condicionado, pronto a acabar com o soprar do vento...

Eu poderia dizer que o ideal seria então que você depositasse suas expectativas e carências em Deus, e que isso ajudaria...

Mas isso não é bem verdade.

Não é melhor colocar as SUAS expectativas sobre Deus. O melhor é você abandonar suas expectativas. O melhor é você abandonar a sua vontade.

O melhor é que você "morra". Ou, colocando de forma menos dramática, o melhor é que Deus não somente ocupe a maior parcela do seu coração, mas que Ele ocupe o trono. Que Ele detenha o controle.

Conforme eu abro mão das minhas vontades, e me abro para apenas fazer e me doar em prol daquilo que Deus coloca em minha vida, seja no presente, ou como sonhos futuros, a responsabilidade do resultado de tais coisas já não é mais minha ou de qualquer pessoa envolvida (cônjuge incluso), mas de Deus.

SE foi Ele que mandou, SE partiu dEle, Ele cuidará de tudo. (Todavia, atentemos para o SE.)

Abrimos mão da vontade. Logo, se já não faço o que quero, também já não devo esperar que obtenha os resultados que decorreriam de tais coisas. Só posso então esperar os resultados daquilo para o qual Deus me direcionou.

As expectativas já não são fabricadas por mim, eu apenas aceito aquilo que Deus me manda esperar. E isso é fé.

E Deus me garante coisas terrenas, mas acima e prioritariamente, coisas Eternas.

Aquelas expectativas que eu antes tinha, talvez nunca sejam atendidas...

Mas no final, existem as coisas Eternas.

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Coríntios 15:19)

Miseráveis, se nosso coração não está no lugar e vivemos à base de nossa vontade e nossas expectativas que sim, via de regra, serão frustradas.

Miseráveis E enganados, se pensamos que "viver para Deus" nos trará benefícios terrenos. Até porque, se espero tais coisas, o próprio "viver para Deus" é uma mentira. Vivo para mim mesmo, esperando que Deus faça a minha vontade.

Bem aventurados, se como Paulo abdicamos do controle de nossas vidas em favor de Deus e pudermos chegar a dizer "já não vivo eu, mas Cristo vive em mim", e estamos abertos a, com fé, esperar o que Deus nos diz para esperar, em Terra, e na Eternidade.

Finalizando:

Irmãos, Cristo é a rocha. O porto seguro. Devemos abdicar do controle de nossas vidas, e deixar que Aquele que tudo sabe, que é imutável, e cujos propósitos perfeitos não podem ser detidos, tome o controle destas.

Assim, amaremos as pessoas com todo nosso vigor, não por interesse em algo que tenham a oferecer, mas em resposta ao que Deus JÁ ofereceu.

Aceitando o bem terreno que resultar de tais ações, mas esperando apenas a recompensa Eterna por Ele prometida.

VOCÊ não precisa "esperar" para entregar seu coração. VOCÊ já devia ter entregue seu coração. VOCÊ tem que estar apenas PRONTO, ABERTO ou aberta apenas para RECEBER e HONRAR, e que esse HONRAR, seja como honrar a Deus.

Que possamos abandonar nossas expectativas egoístas com relação às pessoas. Que como Oséias, amemos a prostituta infiel. Que como Deus, amemos a Igreja, corrupta. Que como José, mesmo ao ter nossas expectativas frustradas, amemos Maria, independente da mudança radical de rumo na vida.

Que busquemos de Deus e Sua sabedoria, a direção sobre que compromissos assumir, e a quê nos dedicar, e uma vez aceita tal escolha, que coloquemos nossos olhos no que é Eterno, e foquemos apenas em fazer nossa parte, com HONRA, a honra da qual Deus é digno, e que em Sua graça nos mandou estender a todos os outros, pelo que Ele fez, independente deles.

Nenhum comentário: