domingo, 27 de julho de 2008

Um dia na vida de um homem livre

Ok, digamos que o post a seguir é não somente longo, como de uma natureza um tanto quanto pessoal. Se você crê que se escandalizaria com material acerca de masturbação ou conotação sexual, peço que ignore este post.

Eu posso dizer que até muito recentemente eu tinha um problema com masturbação. No caso, eu era viciado nisto. Mas agora eu me encontro no caminho da liberdade...

"Peraí, livre de quê?" alguns talvez perguntem.

Ou...

"Pra quê se negar prazer fácil e acessível?" outros talvez questionem.

Não vou entrar no mérito teológico de se masturbação seria um pecado de forma generalizada ou não, mas posso garantir que para mim se trata de um pecado de ordem pessoal.

Analizemos os seguintes versos da Bíblia:

1 Coríntios, cap. 6, verso 12
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

Romanos, cap. 14, versos 22 e 23
A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.

1 Coríntios, cap. 13, versos 4 e 5
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal...

Partindo destes textos, posso facilmente observar que eu me encontrava em pecado. Ora, masturbação vinha sendo um vício para mim, de forma que eu vinha deixando minha "carne" dominar a minha vontade, meu espírito.

Entrando em questão de valores e interpretações pessoais, eu não creio que masturbação seja algo que Deus veja com bons olhos, logo se trata de um ato que não provinha de fé, mas que eu, ciente disso, praticava mesmo assim.

Por fim, o texto de Coríntios me ensina sobre a verdadeira natureza do amor, uma natureza que não busca seus próprios interesses em primeiro lugar, de forma que se eu digo que amo o Senhor, eu devo buscar agradar a Ele antes da minha carne.

Resumindo: Masturbação, ao menos para mim, é pecado.

Voltando um pouco ao presente...

Já a algum tempo eu vinha conseguindo manter uma "tranquila" abstinência da prática deste ato, porém, enquanto estava em São Paulo recentemente, durante um passeio ao Shopping Iguatemi, me pareceu que tinha "alguém" decidido a me tentar. Para onde quer que eu olhasse, só via mulheres lindas, com decotes gigantes e transparências "reveladoras", e parecia que eu tinha um "monstro no estômago", meus hormônios pareciam rugir diante do cenário "imposto", e tudo que eu fazia era orar:

Misericórdia, Pai.

Ao chegar no hotel, quando estava sozinho naquele quarto, devo dizer que as coisas não estavam mais tão tranquilas como vinham sendo, e eu estava a ponto de "estourar". Foi nessa hora, diante dessa situação, que me lembrei de um "código" estabelecido entre alguns amigos para pedir socorro nessas horas. Peguei o telefone, liguei para Natal:

???: Ooooooi.
Eu: Thiago?
Fabiana: Binho, você não me ama mais? Foi pra São Paulo, nem avisou...

Depois de "meia hora" assegurando Fabiana, que sim, eu ainda a amo; consegui falar com Thiago.

Eu: Tá osso.
Thiago: Tá osso?
Eu: Sim, tá osso.
Thiago: Como assim, tá osso?
Eu: Tá osso, no sentido de... tá osso.
Thiago: Ahh... se acalme.

Na conversa que se seguiu, Thiago me sugeriu ir para uma parada de ônibus, ler a Bíblia no saguão do hotel, dentre outras coisas mais, afim de tirar minha mente da "praga hormonal" que me assolava. Ao fim da ligação, não havia mudado muita coisa, os hormônios ainda rugiam e batiam com força contra as agora frágeis muralhas da minha força de vontade. Foi aí que eu percebi que essa não era uma batalha que eu poderia vencer sozinho, e, me lembrei de uma das coisas mais importantes que Thiago havia dito:

"Bixo, pede pra Ele te ajudar"

E foi o que eu fiz.

Eu pedi ao Pai não que tivesse misericórdia, como antes já havia pedido, mas sim, que me desse autoridade para subjugar a minha carne, ao invés de ser subjugado por esta. Com firmeza, falei para mim mesmo que eu era um homem livre. Que através do sacrifício Dele, eu era um homem renascido, e que as coisas velhas já haviam se passado e agora eu era uma nova criatura desamarrada das correntes do pecado.

E então, ao término dessa oração, percebi que já não havia um "monstro" rugindo no meu estômago, percebi que meus hormônios rebeldes haviam se calado, e me veio uma paz tão profunda que pouco tempo depois eu adormeci. Às meras 20:00 horas da noite.

Quando eu acordei, por volta da meia-noite, fui tomado por uma tremenda alegria.

Aí, novamente, alguns de vocês devem se perguntar:

"Como assim sentir Alegria por NÃO sentir prazer? Ainda mais quando o tal prazer não envolve qualquer compromisso ou sacrifício?"

Aí é que entra a questão meus queridos.

a) Saber que eu agradei ao Pai me dá muito mais alegria do que qualquer prazer Carnal. É uma daquelas coisas em que você fica feliz por saber que fez alguém que você ama feliz.

b) Perceber que eu REALMENTE estava livre do domínio dos meus instintos, do meu corpo, me fez sentir como se eu tivesse transcendido uma barreira. Me senti mais "evoluído" e, principalmente, mais LIVRE, ao ver que eu posso dominar o meu corpo ao invés do contrário.

c) Me senti grato. Grato por um Pai que na hora da necessidade tomou minha mão, me mostrou o que fazer diante de uma dificuldade, e me capacitou para vencer essa dificuldade.

Então, sim, eu estava tremendamente feliz.

Porém, deparei-me com um problema. Era meia-noite, e eu não conseguia dormir.

E aí, lembrei-me de um livro que tive que ler na época do meu pré-vestibular, em que, além de críticas diversas às "tribos urbanas", o autor afirma que é no silêncio da noite que nos deparamos com nosso "verdadeiro eu", e, por extensão, nossos "demônios interiores".

Devo dizer que ao menos neste ponto, o autor acertou.

No "silêncio da noite", quando não há nada para desviar nossa atenção; nossas ansiedades, medos, preocupações, pensamentos mais íntimos e intensos, tudo vem à tona. Ou, ao menos era isso que o autor defendia, e, que acontece comigo.

Então, me lembrei de noites em que eu ia dormir me "roendo" de raiva das pessoas. Noites, em que eu ia dormir chorando de angústia. Noites, em que eu me debatia na cama ao encarar minhas expectativas frustradas e minha impotência em fazer que as coisas fossem como eu queria. Noites, em que eu enchergava a realidade por trás dos meus atos e então me afogava em um mar de sentimento de culpa. Noites em que eu achava que meus erros iam me caçar para sempre e que eu jamais teria uma vida livre dos sentimentos atrelados a esses erros. Medo. Culpa. Ódio. Depressão.

Noites em que a vida não parecia ter sentido ou solução. Frustração. Desespero. Eu me encontrava "hopeless".

Ezequiel, cap. 33, verso 10
Tu, pois, filho do homem, dize à casa de Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os nossos pecados estão sobre nós, e nós definhamos neles, como viveremos então?

Mas...

Ezequiel, cap. 33, versos 11
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que morrereis, ó casa de Israel?

E então, essa não era uma daquelas noites.

Eu lembrei que a Bíblia, que Sua Palavra, me diz que se eu O buscar, me arrepender, ele é misericordioso comigo a ponto até mesmo de não somente perdoar os meus erros, mas como até mesmo de apagá-los! Ele me dá uma chance de "começar denovo"! Com Ele, eu realmente posso me sentir perdoado e amado mesmo em face dos meus erros passados, e, através dessa liberdade, posso "tentar denovo". Como disse Jhon, um missionário da Oak Hills Church que esteve aqui em Natal recentemente:

Se você errar, apenas se arrependa (arrependimento, real, mudança de 180 graus, não mero remorso) e "try again".

Pois, o Senhor nos permite isso. Esse Pai amoroso nos confere essas oportunidades.

Pois, diante das aflições, até aquelas "mortais" como a doença e os sentimentos que afligiram o rei Ezequias, mediante nosso arrependimento, Sua Palavra nos garante misericórdia:

Isaías, cap. 38, versos 16 e 17
Senhor por estas coisas vivem os homens, e inteiramente nelas está a vida do meu espírito; portanto restabelece-me, e faze-me viver.
Eis que foi para minha paz que eu estive em grande amargura; tu, porém, amando a minha alma, a livraste da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.

Ele nos garante uma mudança completa! Como na parábola do filho pródigo, se o filho que comia da ração dos porcos buscar o Pai, este o assenta à sua mesa para comer um banquete. É mudança total e radical. Do vermelho escarlate, para o branco alvo como a neve.

Isaías, cap. 1, verso 18
Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados são como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que são vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como a lã.

Eu era este homem:

Romanos, cap. 7, verso 5
Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.

Dominado pela minha carne, eu pecava, e assim, meu espírito morria lentamente...

Mas, eu O busquei, e Ele me libertou e transformou, de forma que agora eu sou este outro homem:

Romanos, cap. 4, versos 7 e 8
Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputará o pecado.

Ele me perdoou. Me transformou. Quebrou as algemas de sentimentos negativos que vinham me prendendo com cada pecado que cometia.

Hoje, eu sou o homem bem-aventurado, o homem livre, cujo espírito vai de encontro ao Senhor.

Hoje, eu sou um homem para quem "o silêncio da noite", continua sendo um momento em que me deparo com meu "verdadeiro eu" e meus sentimentos e pensamentos mais íntimos, mas, isso já não é sinônimo de "hora de bater um papinho com meus demônios interiores", e sim, um momento de alegria, gratidão, amor e fé.

Minhas noites agora são momentos de gozo e descanso.

Então, após tudo isso, o que eu tive nessa noite, foi um lembrete do Senhor que:

Eu sou livre.
Pois Ele me libertou.

E, dado, o recado...
Dormi como uma pedra.
E quão bom foi o meu descanso...


Ele já havia me dito...

Mateus, cap. 11, versos 28 e 29
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

Agora, só posso desejar a vocês, caros leitores, que um dia achem a mesma liberdade e o mesmo descanso que tenho tido...

Ele já fez o convite.

Vinde a mim... (Mateus 11:28)

E, ainda pergunta:

Por que morrereis? (Ezequiel 33:11)

Pensem nisso.

E, para finalizar, alguns trechos da música "The Freedom we Know" do grupo Hillsong:

My soul is set free in the one i love
(Minha alma é livre naquele a quem amo)

There's no end to the love that He gives
(Não há fim para o amor que Ele dá)

And now, broken dreams have life again
(E agora, sonhos destruídos voltam a ter vida)

Because the freedom we know is gonna last forever
(Pois a liberdade que temos durará para sempre)
--------------------------------------------------------------------

The freedom i know ...
... is gonna last forever.

3 comentários:

Minas Jornalistas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Minas Jornalistas disse...

Glórias a Deus, pois a cada momento tem guiado nossos passos, tem nos ajudado a sermos fieis a Ele.
Parabéns pelo texto, amigo!

"(...)Até aqui nos ajudou o SENHOR." - 1Samuel 7:12.

Anônimo disse...

Oi Héber, quero parabenizar vc pela coragem e iniciativa de falar sobre um assunto que é encarado ainda sob muitos tabus e preconceito na sociedade e na igreja. Fico feliz por vc fazer as pessoas lembrarem, por meio da sua experiencia pessoal, que elas são humanas, sujeitas a fraquezas, vítimadas por seus "demônios interiores", mas que nessas fraquezas o Senhor é fonte de força e paz! Sua experiencia não é única, mas poucos são os que tem iniciativa d edificar vidas com a sinceridade que vc teve. Que Deus abençoe vc, que lhe use sempre como tem usado! Quanto mais vemos as nossas fraquezas, mais conseguimos ver também o poder do Senhor nos erguendo qd achamos impossivel enfrentar certas provações!