segunda-feira, 30 de março de 2009

Bloco de Notas: 1 Samuel 30

Ok, para começar, vamos explicar o que é o "Bloco de Notas".

Se trata de um novo sub-fórum do Três+Um, que tem por princípio a idéia de compartilhar aquelas anotações que você faz em seu caderninho ou diário sobre sua leitura bíblica, aquelas coisas que você risca na Bíblia e faz uma observação...

Compartilhar sua visão sobre sua leitura da Palavra.

Então, para começar, com um português bem crú (ou talvez, internetês) e sem qualquer revisão, vão minhas notas sobre o capítulo 30 do livro de 1 Samuel:
"Nesse capítulo, depois de uma viagem de 3 dias, Davi e sua "turma" chegam de volta à Ziclague, cidade que fora dada à Davi por Aquis, e, quando lá chegaram, encontraram a cidade saqueada... Os amalequitas fizeram "o rapa" e ainda levaram as mulheres e as crianças cativos...

Diante disso, o povo pensou até em apedrejar Davi... E aí vem aquelas coisas que a gente lê mas não se toca muito bem. Pq a Bíblia se importaria em narrar as derrotas e maus momentos de seus heróis? Acontece que, Davi era tão humano quanto eu e você e também estava suscetível de passar por esse tipo de situação. Como acabou passando.

E aí, além da lição de "humanidade", vem também uma lição sobre relacionamento com Deus... Davi chora, como é HUMANO chorar, Davi sofre, como é humano sofrer, mas ele não é burro. Ele após sofrer como humano, não fica "roendo" como um "emo" e vai é consultar o Senhor sobre o que fazer.

E é claro, Deus responde. E Davi confia. E assim sendo, Davi consegue a vitória, e recupera tudo e mais um pouco.

Temos que ter a mesma mentalidade. Somos humanos... É natural errar, passar por provações, sofrer, chorar, ser acusado...

Tem gente que acha que quem passa por isso é pq tá em pecado, caiu em desfavor com Deus, não presta, etc etc...

Mas tudo isso pode acontecer com qualquer humano. É apenas natural. Estamos falando do "homem segundo o coração de Deus" aqui, só pra lembrar.

Mas, não é pra apenas sofrer e ficar choramingando... É pra buscar o auxílio e orientação que vem do alto e alcançar a vitória pelo Senhor, que nos resgata e protege =)

Por fim, há uma briguinha entre os seguidores de Davi pq dos 600 homens que ele tinha, só 400 lutaram, os outros 200 ficaram com a bagagem, e aí, os 400 não querem compartilhar o "espólio" com os 200, mas...

Outra lição.

Davi SABE que a vitória não foi dele e dos 400 que estavam com Ele, mas sim do Senhor, que os deu a vitória, então, eles não podem pensar que tem qualquer direito a mais que os outros... Davi diz que todos os 600 tem direitos iguais.

Isso é tanto humildade, quanto amor.

Vale aprender."
Então, eu faço o convite...

Se quiser comentar sobre essa minha leitura em específico, sinta-se a vontade para o fazer, seja aqui ou no tópico específico no fórum.

E, venha compartilhar sua leitura comigo e com os outros também! Venha escrever no nosso Bloco de Notas =)

Soli Deo Gloria! Fiquem na Paz!

sábado, 28 de março de 2009

Cristãos pecadores / A ilusão do pecado

Se vocês assim como eu já se encontraram brigando com o pecado...

"Há alguns dias eu conversava com um amigo que se diz agnóstico e ele me fez uma pergunta muito interessante: “Se eu como Cristão vier a pecar, o que acontece?”. Naquele instante eu respondi quase que automaticamente sobre a misericórdia de Deus, a eficiência do sacríficio de Cristo por mim e o seu papel como meu advogado diante de Deus.

Simples. Do jeito que eu sempre li e aprendi.

Algum tempo depois encerramos o assunto e eu como quase sempre faço, saí da mesa fazendo uma retrospectiva da discussão, repassando as perguntas e as minhas respostas. E foi aí que eu percebi a minha ilusão…

Eu me lembrei da pergunta do meu amigo e pensei “como assim, SE eu vier a pecar?!”

Bom… Vamos lá. Em primeiro lugar, o que é pecado, afinal? Segundo a Bíblia, entendemos que pecado nada mais é do que a desobediência a Deus.

É relativamente simples. Deus é perfeito, santo e justo e na Sua perfeição, santidade e justiça, definiu uma série de regras morais e de conduta, não apenas para o Seu povo, mas para toda a humanidade. Os 10 Mandamentos são o que podemos chamar de resumo ou a base dessas regras definidas por Deus.

Se algum homem quiser agradar à Deus (quiser ser aceito por Ele, ser chamado Seu filho, etc…), deve obedecer a esses mandamentos sem exceção. E a desobediência de qualquer uma dessas ordenanças é o que a Bíblia chama de pecado. Simples, certo?

Olhando pra essa lista – os 10 Mandamentos, eu rapidamente percebo que a questão não é SE eu pecar… Afinal, quem nunca mentiu, por exemplo? Quem nunca pensou mal de outra pessoa? Quem nunca cobiçou nada de alguém? Quem ama a Deus acima de todas as coisas?!

Se eu for minimamente honesto comigo mesmo, logo percebo que eu não sei o que é não pecar, pois tenho pecado desde que nasci (a desobediência é de berço) e não fosse a educação que recebi de meus pais (e família) e alguma influência social (do meio em que cresci), não haveria muita diferença entre um assassino estuprador e eu.

Mesmo que eu não mate, não roube, não minta, não cobice, não tenha ídolos (tipo carreira, dinheiro, sucesso, e uns outros tantos), respeite meus pais e siga vivendo praticamente como um monge, eu ainda não estarei livre de mim mesmo. E esse é o maior problema… o maior abismo entre eu, e Deus sou eu mesmo.

Eu passo o dia todo, todos os dias pensando em mim mesmo. E ainda por cima sou orgulhoso demais para admitir que preciso de Deus.

É lógico que Deus me ama – eu digo na minha cegueira – Eu sou uma boa pessoa (tenho minhas falhas, mas ninguém é perfeito), eu faço o bem para as pessoas à minha volta, eu dou esmolas, faço caridade, ajudo a quem precisa, eu, eu, eu…
Assim, eu crio essa ilusão de pecado. Eu tenho essa lista de pecados que não cometo, tipo matar, roubar, mentir (mentiras ‘brancas’ não contam), obedecer às leis, etc. E acho que está tudo bem entre Deus e eu.

Eu desenho uma balança bem grande e coloco todas as coisas boas que eu faço de um lado. Do outro lado, eu coloco todas as coisas que eu acho que talvez deveria fazer, mas que no fundo, convenhamos, quem é que faz de verdade, não é?

Aí eu crio esse senso de justiça completamente distorcido e infinitamente distante da verdadeira justiça de Deus e penso comigo mesmo “Bom, se esse negócio de inferno existe mesmo, eu não irei pra lá… Afinal! Olha a minha balança como está pendendo em minha vantagem! Deus sabe que eu sou uma pessoa boa…”

Lembra-se do orgulho? Não é o orgulho de um pai sobre um filho que tirou nota 10 na escola. Estou falando daquele sentimento de que somos maiores ou melhores do que outras pessoas, que temos prioridade sobre os outros, de que merecemos aquilo que temos e principalmente o que ainda não temos. Ego, conhece? A gente vive buscando a nossa própria satisfação, fazendo aquilo (seja uma coisa boa ou ruim) que nós gostamos de fazer, de acordo com a nossa vontade, pra nos agradar…

Vamos fazer um rápido exercício mental:

* Só hoje, quantas vezes você reclamou de alguma coisa ou de alguém?
* Só hoje, quantas vezes você pensou mal de alguém? Qualquer crítica já vale, não precisa ir muito longe…
* Só hoje, quanto tempo você já passou pensando nas coisas que você quer (ter, comprar, fazer, etc)?
* Só hoje, quanto tempo da sua vida (e da vida dos outros) você perdeu?
* Só hoje, quantas coisas você deixou de fazer por preguiça?
* E por último, quanto tempo (horas, dias, semanas) você consegue ficar sem pensar em você mesmo?

Sentiu a dificuldade?

A culpa é uma coisa interessante… A culpa corrói o nosso interior… É como a ferrugem corroendo um metal, desgastando a sua superfície, tirando toda a pintura cromada e revelando fraqueza do material.

A culpa nos mostra de que ao contrário do que muitos tentam argumentar, existe sim um “certo” e um “errado”. No fundo da sua alma todo mundo sabe disso. A benção da culpa, é ela que nos revela a santidade e a justiça de Deus. Afinal, se eu estou errado, eu estou errado de acordo com um padrão maior. E esse padrão é o padrão de Deus.

Mas eu, por mim mesmo, nunca consiguirei alcançar esse padrão! E ao concluir isso, eu vejo que a única coisa que me resta é a morte (tanto física como espiritual que é a separação de Deus). Como disse Paulo em Romanos 3:12 “Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.”

Por que, afinal, Deus faria então um conjunto de regras que ninguém jamais conseguiria obedecer e ainda exigir a obediência completa dessas regras em troca da salvação?! Isso não me parece muito justo! Ninguém consegue obedecer os 10 Mandamentos. Jesus mesmo resumiu todos esses em apenas 2 mandamentos (Amar a Deus acima de todas as coisas e ao meu próximo como a mim mesmo) e nem assim eu consigo obedecer e me ver livre de pecar, nem assim eu consigo agradar a Deus!

Se hoje eu fosse responder aquela pergunta do meu amigo, a minha resposta teria que ser mais ou menos assim:
“A questão não é SE eu pecar, mas sim QUANDO eu peco.”

Hoje eu sou perdoado dos meus pecados não por que consigo obedecer às leis de Deus, mas simplesmente por que Jesus obedeceu todas elas no meu lugar, e ainda pagou o preço (a morte) pelos meus pecados. Tudo isso mesmo eu sendo inimigo de Deus. Mesmo eu sendo orgulhoso demais pra aceitar a Sua existência ou a minha necessidade dEle. Ele me amou incondicionalmente com todos os meus defeitos… Sem que eu merecesse…

Isso é a graça de Deus. Isso é a prova maior do seu amor pela humanidade.

A culpa, como eu dizia, nos revela a nossa necessidade de perdão. E o perdão de Deus é dado gratuitamente à todo aquele que se arrepende de seus pecados, crê que Jesus é o Cristo, o Salvador, Filho de Deus que morreu em seu lugar, por causa dos seus pecados e entrega a sua vida, o seu coração a Deus.

Não existe culpa tão grande que não possa ser perdoada. Se a culpa é grande, o Amor e a misericórdia são maiores ainda.

Sendo assim, pela fé, você recebe o perdão de Deus e é salvo, primeiramente da morte eterna (do inferno), e em segundo lugar, salvo de você mesmo… Do seu egoísmo, do seu orgulho, do seu Eu. Então passa a obedecer a Deus, não por obrigação, mas por amor, por que Ele te amou primeiro. E passa então a amar ao seu próximo (quer ele mereça ou não). Não por que você é bom, mas por que Deus te amou primeiro incondicionalmente.

Eu ainda peco, sim… Como disse ao meu amigo, eu peco todos os dias… Eu também não passei no teste acima… Paulo, novamente em Romanos se vê nessa mesma situação quando diz “Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem: o querer o bem está comigo, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o bem que quero; mas o mal que não quero, esse pratico.” (Rm. 7:18,19).

Mas hoje eu tenho a consciência dos meus pecados e, arrependido, peço perdão a Deus por meio de Jesus, meu fiel advogado que pagou o preço e comprou a minha vida com o Seu sangue. Hoje eu sou capacitado por Deus a deixar de pecar, sou capacitado a pensar menos em mim e mais nos outros, sou capacitado a corrigir meus erros a cada dia. E ser cada dia mais parecido com Jesus Cristo, o único homem que nunca pecou.

Amém."


Por Guilherme Menga / Fonte: Solomon1

Queria também deixar um vídeo de Mark Driscoll... Cristãos pecadores?



E dois textos bíblicos...
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele. Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1 João 2:3-6)
E, voltando um pouco...
Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.
(1 João 2:1-2)

terça-feira, 24 de março de 2009

Depende do ponto de vista...

Tem certas horas que fico me perguntando:
"Quem é o animal?"








E nenhum ser vivo consegue fugir de reconhecer a glória de Deus. E tudo a nossa volta glorifica o nome do Senhor, aquele que criou todas as coisas. Os que ainda teimam em não aceitar isso, um dia se dobrarão, também, diante daquele que É e sempre há de ser.

Deus nos abençoe.

Bjao =D

P.s.: Amanha é o aniversário de Babbie! ÊÊÊÊ \o/

P.s. 2: Babbie = minha cadelinha.

P.s. 3: Não tem nada pro 'ps3'.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Voltei, rá! =D

Olá, crianças fofas! Após um período de ausência, estou aqui (ok, eu não disse que seria uma boa notícia..mas vejam o lado positivo: eu poderia dizer que um prédio caiu, que as araras azuis se acabaram de verdade, que Lula terá mais um mandato, mas não; eu só disse que voltei)! Ieeee! \o/

Bem, gostaria apenas de compartilhar textos maravilhosos através dos quais Deus me deu grande paz e alegria esse domingo: duas músicas e dois Salmos.

Lá vai: uma, duas, meia eeeee... já!

Salmos 20

1 ¶ O SENHOR te ouça no dia da angústia, o nome do Deus de Jacó te proteja.
2 Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião.
3 Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. (Selá.)
4 Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.
5 Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; cumpra o SENHOR todas as tuas petições.
6 ¶ Agora sei que o SENHOR salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita.
7 Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus.
8 Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé.
9 Salva-nos, SENHOR; ouça-nos o rei quando clamarmos.


-------------------------------x---------------------------------

Salmos 146

1 ¶ Louvai ao SENHOR. O minha alma, louva ao SENHOR.
2 Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu for vivo.
3 Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
4 Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.
5 Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no SENHOR seu Deus.
6 O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre;
7 O que faz justiça aos oprimidos, o que dá pão aos famintos. O SENHOR solta os encarcerados.
8 O SENHOR abre os olhos aos cegos; o SENHOR levanta os abatidos; o SENHOR ama os justos;
9 O SENHOR guarda os estrangeiros; sustém o órfão e a viúva, mas transtorna o caminho dos ímpios.
10 O SENHOR reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai ao SENHOR.

-------------------------------x---------------------------------

Autor da minha fé

Grupo Logos

Composição: Paulo Cezar

Oh Pai, eu queria tanto ver o meu Senhor descer vindo me encontrar;
Eu posso até imaginar a refulgente glória, do senhor Jesus.
Transpondo as brancas nuvens, no mais puro azul,
Onde nem sul, nem norte existirá.
E em meio a lágrimas, sorrisos de alegria e de prazer
Eu que era cego, agora posso ver, contemplar, contemplar enfim...
Por isso eu canto glória.

Coro
Glória, glória, ao autor da minha fé
Glória, glória, ao autor da minha fé

Oh Pai, eu queria tanto, tanto ouvir o som que vai abrir,
O encontro triunfal.
Rever amigos que, um dia em Cristo foram, feitos meus irmãos.
E agora sim, podemos dar as mãos, pois temos todos um,
Somente um, um só Senhor.
E eis o consolo que envolve a minha vida, o meu senhor Jesus
Que foi morto sim, naquela cruz,
Voltará, voltará enfim...
Por isso eu canto glória.

Coro
Glória, glória, ao autor da minha fé
Glória, glória, ao autor da minha fé

Glória ao Senhor (Aleluia)
Glória ao Senhor (Aleluia)
Glória ao Senhor (Aleluia)
Autor da minha fé (Aleluia)
Glória ao Senhor...

-------------------------------x---------------------------------

Consagração/Louvor ao Rei

Aline Barros

Composição: Anderson Mattos / Marcelo de Mattos

Ao Rei dos reis consagro tudo o que sou
E de gratos louvores transborda o meu coração
A minha vida eu entrego nas tuas mãos meu Senhor
Pra te exaltar com todo meu amor
Eu te louvarei conforme a tua justiça
E cantarei louvores pois tu és altíssimo

Celebrarei a ti ó Deus com meu viver
Cantarei e contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há
Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Toda a terra celebra a ti
Com cânticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Celebrarei a ti ó Deus com meu viver
Cantarei e contarei as tuas obras
Pois por tuas mãos foram criados
Terra, céu e mar e todo ser que neles há

Toda a terra celebra a ti
Com canticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador

Toda a terra celebre a ti
Com canticos de júbilo
Pois tu és o Deus criador
Pois tu és o Deus criador
Pois tu és o Deus criador

A honra, a glória, a força
E o poder ao Rei Jesus
E o louvor ao rei Jesus

-------------------------------x---------------------------------

A felicidade que Deus nos dá, a paz que excede todo o entendimento humano, está não depende das circunstâncias.
Deus tem sido fiel e para sempre Ele será.

..
*

sábado, 14 de março de 2009

Os Caminhos de Deus

Li o artigo em questão originalmente no site http://zedek.us/?page_id=55, em inglês, mas achei relevante traduzí-lo...

Então, segue-se...

Os Caminhos de Deus

"A Bíblia nos ensina que os caminhos de Deus são os da justiça e misericórdia. Toda a Escritura descreve e define esses ideias. Uma figura clara é pintada por Jeremias.

1 Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei.

2 E ainda que digam: Vive o SENHOR, de certo falsamente juram.

3 Ah SENHOR, porventura não atentam os teus olhos para a verdade? Feriste-os, e não lhes doeu; consumiste-os, e não quiseram receber a correção; endureceram as suas faces mais do que uma rocha; não quiseram voltar.

4 Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus.

5 Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus; mas estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras. (Jeremias 5:1-5)


Essa é a descrição de Deus acerca de Sua nação santa logo antes de serem conquistados pela Babilônia por volta de 600 antes de Cristo. Ele pediu a Jeremias que buscasse em Jerusalém para ver se lá havia alguém que praticasse a justiça e buscasse a verdade. Jeremias acreditou que acharia quem o fizesse, mas logo descobriu que todos se recusavam a se arrepender de seus pecados e tinham "rompido as ataduras", os limites dos requerimentos de Deus, até mesmo os "grandes" líderes da nação. De fato, a maior parte da Bíblia mostra homens fugindo da justiça de Deus. Apenas alguns correm em direção a Ela, os Davis e Moisés da Bíblia, os "conquistadores" de Deus.

Perceba na passagem acima que Jeremias define os caminhos do Senhor no verso 4. Davi diz no Salmo 103:7, "Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel." Através das eras Deus tem seguido esse padrão. Somente Seus "conquistadores" conhecem Seus caminhos. O resto permanece satisfeito em ver ou participar de Seus feitos, ou ao menos, de atos espirituais que acreditam vir do Senhor. A maior parte do povo de Deus encherga apenas os atos físicos ou milagres de Deus; eles não entendem Seus pensamentos ou caminhos. Isso explica a razão das pessoas constantemente se perderem/desviarem. Eles não tem convicção interna ou entendimento de por quê Deus faz o que Ele faz ou do que eles mesmos devem fazer. Davi contempla, "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti." (Salmos 32:8-9) Esse escrito nos ensina que temos que ir além da dependência de calafrios, sentimentos, ouro que cai do céu, "risada santa", e inúmeras outras "manifestações" do Espírito se quisermos entender os caminhos do Senhor. Entender Seus caminhos não tem nada a ver com "sentir" Sua presença.

A maior parte dos Cristãos não sabem o que fazer ou como agir se não virem sinais, maravilhas, e milagres que possam atribuir a Deus. Infelizmente, por sempre procurarem por sinais e maravilhas, estão mais suscetíveis a serem enganados por espíritos malignos mentirosos. Isso leva muitos a confundirem bem com mal e mal com bem. Miquéias avisa, "E disse Ouvi, peço-vos, ó chefes de Jacó, e vós, príncipes da casa de Israel; não é a vós que pertence saber o juízo? A vós que odiais o bem, e amais o mal..." (Miquéias 3:1-2). Hoje, a Igreja é o Israel do Senhor, e esse aviso se aplica a todos nós. Os Cristãos agora estão na mesma situação dos Judeus quando da primeira vinda de Jesus. Suas palavras para os Judeus, "E, ajuntando-se a multidão, começou a dizer, Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas", agoram se aplicam a todos nós Cristãos. (Lucas 11:29)

As Escrituras proféticas avisam que nos últimos dias Deus irá até mandar um espírito de engano para confundir o povo por se recurasem a amar a verdade. Vejam 2 Tessalonicenses 2:1-12. Este é um aviso sóbrio que precisa ser levado a sério. Cristão após Cristão tem seguido espíritos de engano nos últimos dois milênios após a ressureição de Cristo, mas parece que esse engano tem aumentado dramaticamente nos últimos trinta anos. Eu não fui imune à sua influência. Tive que lutar pela fé e continuo a fazê-lo. Ainda assim, sei que a verdade existe, conheço o autor da verdade, e amo a verdade. Deus me guardará do erro que leva à morte, de ser mergulhado no Lago de Fogo. A mesma promessa se aplica a você se você ama a verdade.

Isaías declara, "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55:8-9) Mas, Deus não quer que nossos pensamentos continuem distantes dEle. Ele nos deu as Escrituras para que possamos aprender Seus caminhos e seguir Seus pensamentos. A vinda de Cristo se trata de pegar a Lei de Deus, que antes foi escrita na pedra, e agora escrevê-la em corações de carne. Vejam 2 Coríntios 3:3 e Heberus 8:10 e 10:16. Hoje, é claro, vemos que a maior parte destes que se chamam Cristãos, abandonaram completamente qualquer pretensão de seguir a Lei do Senhor, até mesmo as leis e ensinamentos reiterados no Novo Testamento. Os Cristãos chegaram a um ponto em que eles não acreditam mais nem em pecado. Eles acham que por Jesus ter retirado as ordenanças que eram contra nós (Colossences 2:14), isso significa que Jesus acabou com o pecado. Isso não é verdade. Os Cristãos muitas vezes permanecem se auto-enganando em sua "fé". As pessoas ainda pecam por desobecer os mandamentos do Senhor e ainda precisam se arrepender de seus pecados. A penalidade do pecado só é removida quando "obedecemos" o Evangelho, e nós precisamos aprender o que isso significa. Entender o Evangelho é aprender os caminhos de Deus.

E quais são os caminhos de Deus? "Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus." O caminho do Senhor é o caminho da justiça. Versões diferentes da Bíblia usam diferentes palavras como juízo, julgamento, e lei, mas o significado é o mesmo. "Caminho" do Senhor, se refere à Sua justiça ou lei, que é a forma de Deus relatar para a humanidade Suas expectativas quanto à forma como os homens devem tratar um ao outro. A Bíblia inteira revela exatamente o que isto significa. Jesus resumiu tudo em dois grandes mandamentos, amar a Deus e amar aos homens. Ele disse que toda a Lei e os profetas exemplificavam o que isto significava. Agora é o tempo para entendermos os caminhos de Deus, os caminhos da justiça e misericórdia."


Lembrando, o texto não é "a verdade", cada um que leia e retenha o que achar bom.

Quem quiser, sinta-se a vontade para discutir o texto em questão no Fórum Três+Um .

Soli Deo Gloria

domingo, 8 de março de 2009

Três + Um

Gostaria de divulgar um novo projeto =)

O Fórum Três+Um.

A idéia é ser um espaço para se conversar sobre qualquer coisa, como cinema, música, livros, etc. Mas, com uma "perspectiva cristã".

Convido todos a darem uma passada por lá e não somente olharem tudo que já foi postado, como também a participar. Se registre você também e compartilhe conosco seja lá o que você quiser :D

Para destacar alguns tópicos interessantes do "recém nascido":

- Tipos de pregadores...
- Prova de fogo/Fireproof (Review do Filme)
- O dom da composição
- O que o Iron Maiden tem de Cristão?

Está feito o convite =)

terça-feira, 3 de março de 2009

Talvez eu queira ser religioso.


A curta, porém maravilhosa, Epístola de Tiago, é bem conhecida pela "polêmica" em torno do assunto de fé e obras.

Porém, hoje, enquanto lia, atentei para algo um pouco diferente.

Tiago 1:26-27
"Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."

O texto fala sobre religião.

Ora, qualquer "cristão" atento para as "atualidades" pode perceber que há um claro movimento "anti-religiosidade".

Eu mesmo sou um dos defensores de tal "causa".

Devido à hipocrisia ou legalismo de uns e de outros, é normal ver gente apontando para tudo que é coisa e condenando como "religiosidade" ou "farisaismo" (se é que essa palavra existe).

Tão normal quanto ver gente apontando para tudo quanto é gente e condenando como herege ou desviado by the way.

E assim, temos tentando abolir a religião.

"Menos religião, mais Jesus!"

Um "grito de guerra" comum.

Mas, talvez...

Talvez estejamos abordando o assunto de forma errada, ou, ao menos, incompleta.

A Palavra não condena religião em si.

A Palavra condena a vã religiosidade.

Mas, há espaço para religião na Palavra de Deus...

Uma pura e imaculada religião.

No texto em questão, essa religião é descrita como "visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo".

Antes de prosseguir, quero destacar uma curiosidade.

Apesar de entendermos religião como um conjunto de crenças e práticas, ninguém sabe ao certo de onde veio o termo. A palavra religião é derivada do Latim "religio", e tem-se atribuido a este termo significados diversos, como por exemplo "reeleição".

Uma das visões mais interessantes entretanto é a que foi inicialmente exposta por Lactâncio, e posteriormente apoiada por Agostinho.

Religião seria religare.

Religião, seria reconexão.

Religião, talvez, seja a reconciliação do homem com Deus.

Isso tem perfeito sentido num contexto Cristão.

Cristo nasceu, viveu, e morreu pra isso. Para dar ao homem uma oportunidade de se reconcliar com Deus. Para dar sopro de vida ao espírito que estava morto. Para oferecer redenção.

Cristo pregava o nascer da àgua e do Espírito.

Cristo pegava o arrependimento seguido de um novo nascimento em conciliação com o Pai.

E o que é arrependimento se não... voltar?

Cristo veio para religar o homem a Deus.

Cristo, é o nosso religare.

Cristo, é a religião da Palavra.

Voltemos então ao texto de Tiago...

"Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo".

Lendo de forma literal, parece algo simples...

Talvez até bobo.

Alguns talvez se perguntem...

"É só isso?"

Mas, qual a essência desse texto?

Se me permitem, o que eu enchergo aí é exatamente Cristo.

A essência dessa passagem é o amor ao próximo, a santidade, a submissão à Deus.

E quem amou mais do que Ele, que praticou o amor até suas últimas consequências...

Morte.

E quem, foi mais santo e submisso do que Ele, que não teve pecado, e, sendo humano, não desejava a morte, mas para cumprir a vontade do Pai, se entregou à mesma?

Cristo.

A "religião pura e imaculada para com Deus" é...

"Ser Cristo".

Ser "Cristão".

Que, por um acaso conveniente, o Cristo em questão afirmava o seguinte...

João 13:35
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

É, bem "conveniente".

"Ah, mas quando atacamos religião estamos nos referindo ao rolé das crenças e costumes e etc. e tal".

Tudo bem.

Mas...

E se eu creio naquilo que Cristo cria, e faço da imitação à Cristo meu costume?

Isso também seria "religião".

Talvez a questão não seja abolir a religião.

Talvez, a questão não seja ser rebelde.

Talvez, eu seja apenas "tolo, cego e nú" e tenha uma carência de entendimento.

Mas este tolo, dá graças à Deus por Sua misericordia.

Este tolo, agradece ao Pai por tirar as escamas de seus olhos a cada dia que passa.

Este tolo, agradece ao Pai por dar liberalmente sabedoria...

E...

Este tolo talvez queira ser religioso.

Este tolo talvez queira ser um firme defensor da religião.

Quero menos rebelião, menos revolta...

Quero mais entendimento...

Quero ir à essência das "palavras de vida eterna"...

Quero mais é esse religare.

Quero mais é essa religião "pura e imaculada para com Deus"

Não quero menos religião e mais Jesus.

Por querer mais Jesus é que eu quero mais religião.

Mais religião, mais Jesus!

Soli Deo Gloria.