sábado, 6 de dezembro de 2008

"Ouvindo" Raquel ;)

Ontem eu estava de bobeira, olhando os perfis de algumas pessoas pelo orkut, e encontrei um que me prendeu a atenção por algumas coisas que falava...
"tem gente que faz tudo certinho, não fuma, não bebe, não se diverte, e ainda quer viver 100 anos? mas pra que viver 100 anos se não arrisca, se não curte e não aproveita a vida?"
Por um instante esse comentário quase me convenceu... quase, pois parei e refleti um pouco sobre isso. Será que as pessoas por aí estão aproveitando a vida de verdade? A custa de quê se divertem? Eu não sei você, mas conheço muita gente que acha que se diverte e aproveita a vida sem saber que está perdendo tempo. Por que eu tenho que me divertir bebendo a custa da minha saúde, enfrentando uma ressaca pesada no dia seguinte? Porque eu tenho que me divertir a custa de conversas maldosas, imoralidades e baixarias que arrancam de mim qualquer resquício de inocência? Por que eu tenho que zombar de quem tem fé se eu nem conheço a razão da fé que essa pessoa tem? Por que eu tenho que ficar com alguém que nem conheço por uma noite e ir embora sem dar satisfação alguma? Por que as histórias que eu vou conta aos meus netos não me incluem sóbrio o bastante pra lembrar o que de fato aconteceu? Poque eu preciso agir como um inconsequente? Porque? Tudo isso é aproveitar a vida?
É um equívoco acreditar que aproveitar a vida é isso. Eu estava lendo uma passagem em Eclesiastes 11 e me detive nesses dois versículos
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.
10 Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.
Quando li essa passagem percebi um problema da maioria dos jovens: não pensar no futuro. Viver o hoje é importante, mas o hoje é um preparo para o amanhã. Não há nada que façamos nessa vida que não nos traga um retorno. É melhor fazermos as coisas corretas, para recebermos o retorno bom. Mas a idéia equivocada que rola por aí é que devemos aproveitar a vida intensamente como se cada dia fosse o último. Eu concordaria com essa idéia, se ela não viesse carregada de mentiras, pois o que as pessoas consideram aproveitar intensamente é errar intensamente... sem pensar, sem refletir... renegam o que é aparentemente chato, para buscarem suas satisfações imediatas? Pra quê? Para chegarem na velhice e desejarem não viver mais, uma vez que quando tiveram a chance de aprender a essência da vida, não quiseram. E o que é a essência da vida?
A essência da vida é viver intensamente, mas usando do nosso maior diferencial como seres humanos: a consciência! É não ser tão racional o tempo inteiro, ter fé em Deus, buscá-lo em sinceridade. Afinal, não estamos nesse mundo apenas porque a milhões e milhões de anos houve um BigBang, mas porque uma força maior rege tudo isso com sensibilidade e amor. Deus nos deu essa vida para exercitarmos a consciência, a fé, a solidariedade, a paz e aproveitarmos cada sabor que essas virtudes proporcionam. Quando olhamos apenas para nós mesmos, quando esquecemos de usar nossa consciência em busca de um prazer próprio, deixamos o mundo em que vivemos pior, pois o egoísmo implica na destruição de muitos... é pelo egoísmo que o mundo é desigual. Então, porque curtir a vida adoidado enquanto muitos estão sofrendo? A essência da vida é fazer o bem, e ser alguém capaz de propagá-lo. Por isso estou aqui, levando a mensagem de alguém que um dia me chamou pra entender a vida, e seu propósito, Jesus Cristo.

Romanos 13
8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Raquel Praxedes



Fiquem na Paz de Jesus; aproveitem a vida na alegria da real vida, a com Cristo.
E todos foram felizes para sempre! :D